29/05/2024 - 10:44
A Ram lançou uma série especial para a Classic inspirada em suas raízes com a Dodge, trata-se da R/T. A sigla significa “Road/Track” e distingue a gama de carros de alto desempenho usada pela Dodge desde os anos 1960.
Serão comercializadas apenas 100 unidades, 50 na cor Preto Diamond e 50 no tom Vermelho Flame. O painel receberá um logo com a estampa do número 1/100.
Além disso, os proprietários serão presenteados com um kit que contém uma caixa metálica de ferramentas e uma pasta de couro com certificado de aquisição com o número do chassi da unidade e uma carta escrita por Juliano Machado, vice-presidente da marca para a América do Sul.
+ Rampage vende mais que Montana em 2024; confira o ranking de picapes
Dodge Ram
Para quem não sabe, a relação entre as marcas começou em 1928, quando o o Grupo Chrysler, à época, adquiriu a Dodge.
A primeira picape de meia tonelada da marca foi lançada em 1932, apresentando pela primeira vez o símbolo do carneiro montanhês, ou Ram, em inglês.
No Brasil, foi em 1969 que nasceu a picape mais potente produzida no país até então, a Dodge D 100. Fabricada pela Chrysler no ABC Paulista, ela utilizava o mesmo motor do Dodge Dart, um V8 5.2 L de 198 cv. A D 100 foi produzida no país até 1975.
Somente em 2009, a Ram deixou de ser a linha de picapes da Dodge e passou a ser uma marca independente.
Ram Classic R/T
Agora, na versão R/T, o visual da picape recebeu faróis e lanternas com máscara negra. Outro estaque da dianteira é a grade com formato em cruz, característica das picapes Dodge desde o lançamento da segunda geração da Ram 1500.
Na parte da caçamba e no capô, há adesivos foscos que remetem aos Dodges Chargers R/T fabricados pela Chrysler no Brasil. Por dentro está uma soleira em aço inoxidável.
As rodas são de 20 polegadas e o escapamento é duplo.
O volume da caçamba é de 1.424 litros e a capacidade de reboque de 3.534 kg. A tração é 4X4 com reduzida.
Por dentro está a central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada, som premium Alpine de 10 alto-falantes com 506 watts de potência. Os bancos dianteiros são aquecidos, ventilados e têm comandos elétricos. Os bancos traseiros são rebatíveis e contam com diversos porta objetos.
Motor
Sob o capô está o motor V8 Hemi de 5,7 litros, que desenvolve 400 cv de potência e 556 Nm de torque, com tecnologia MDS, que desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo. O conjunto está acoplado à caixa automática de oito velocidades TorqueFlite.
Mercado
O modelo colecionável marca a despedida da Classic no mercado brasileiro. O preço? R$ 359.990. Ela será oferecida a partir do dia 4 de junho às 10h00 até acabarem os 100 exemplares.
As últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes “enquanto houver estoque”, diz a marca.