Depois de ser revelada a conta gotas, a nova Ram desenvolvida no Brasil finalmente deu as caras. Nascida com o nome de Rampage, a picape fez a sua estreia mundial.

Para o desenvolvimento do modelo foram investidos R$ 1,3 bilhão, nas mais de 1,2 milhão de horas investidas por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil e com apoio de times norte-americanos da marca.

Rampage – Crédito: Divulgação

O quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE) chegará às lojas a partir de agosto em três versões: Laramie, Rebel e R/T. A pré-venda inicia nesta quinta-feira (22), às 10h, pelo site da Ram.

+ Ram House: 1ª loja conceito da marca de picapes é inaugurada no Brasil
+ Nova Ram 1500 Limited chega ao mercado brasileiro por R$ 529.990

Visual

A Rampage tem as seguintes dimensões: 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

Rebel

PreviousNext

Com linhas musculosas, cada versão adota especificidades no visual. Na Rebel, há um visual off-road, com o uso de peças externas com acabamentos em preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Nela, os pneus são All Terrain 235/65 R17.

Laramie

PreviousNext

Na Laramie, os acabamentos são cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, com um estilo tradicional, como vistos nas Ram 2500 e 3500. A versão conta com aros de 18” e pneus 235/60.

R/T

PreviousNext

A opção esportiva, a R/T, por sua vez, é exibida uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto.

A versão R/T conta ainda com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 mm na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55.

O conjunto ótico é inteiramente de LED. Na frente, os faróis contam com setas dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora. Os faróis contam ainda com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering (acompanham a curva).

Atrás, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas.

Rampage – Crédito: Divulgação

Motor

Sob o capô está o motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. O propulsor rende 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler.

O outro motor da Rampage é o Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Com ele, a picape vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie.

Na versão R/T, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 220 km/h (limitada). Nas demais com o Hurricane 4, o desempenho é de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

Todas as versões da Rampage contam com câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório (como nas Ram 1500) e opção de trocas manuais por meio de aletas no volante. A tração, por sua vez, é sempre 4×4.

Rampage – Crédito: Divulgação

Capacidade e interior

O modelo tem uma capacidade de carga de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. O revestimento é em plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade volumétrica.

No habitáculo, os bancos foram inspirados em móveis premium e materiais nobres como o couro perfurado e suede (este, exclusivo da versão R/T, que também conta com costuras vermelhas). O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás.

Rampage – Crédito: Divulgação

Há luz ambiente em LED e sistema de som premium Harman Kardon, com dez alto-falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gear 360 watts de potência. Ambos os recursos fazem parte do único pacote opcional, Elite, que inclui ainda banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro – o do motorista sempre é elétrico de série.

Enquanto o quadro de instrumentos digital tem 10,3”, a central multimídia é de 12,3” – com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.

Tecnologia

A lista de equipamentos de segurança inclui: sete airbags (com o de joelhos para motorista), controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto e monitoramento da pressão dos pneus.

Entre os auxílios à condução, há controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Veja abaixo os principais equipamentos e preços de cada versão:

Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990
– Câmbio automático de 9 marchas
– Tração 4×4 com reduzida
– Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
– Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
– Revestimento interno de couro preto
– Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
– Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
– Faróis e lanternas full LED
– RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
– Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
– 7 airbags
– Controle de velocidade adaptativo
– Monitoramento de pontos cegos
– Sistema de permanência na faixa de rodagem
– Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
– Pneus All Terrain 235/65 R17

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990
acrescenta:
– Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
– Escapamento duplo
– Modo Sport
– Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990
todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais:
– Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
– Para-choque traseiro cromado
– Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
– Acabamentos externos cromados

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990
acrescenta:
– Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
– Escapamento duplo
– Modo Sport

Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990
acrescenta:
– Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
– Modo R/T
– Suspensão esportiva
– Escapamento duplo esportivo
– Rodas aro 19” em preto brilhante
– Teto preto brilhante

Opcional – todas as versões
– Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos – R$ 6.000

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Chevrolet: Onix, Spin e Montana ficam mais baratos; veja a tabela
+ Reduções nos preços chegam às picapes; confira os valores
+ Carro Popular: Nissan Kicks fica mais barato após medidas do governo
+ Petrobras reduz o preço do litro da gasolina em 13 centavos
+ SUVs mais vendidos: motivos pra comprar (e pra não comprar)
+ Caoa Chery Tiggo 5x ganha opção de entrada por R$ 119.990
+ Carro por assinatura vale a pena? Confira um guia completo com preços, vantagens e desvantagens
+ Fiat divulga nova tabela de preços de veículos; descontos chegam a R$ 11 mil
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos – SUVs médios: Chevrolet Equinox vs. Jeep Compass
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda City Sedan vs. Chevrolet Onix Plus
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Honda HR-V vs. Volkswagen T-Cross
+ Comparativo – desafio aos mais vendidos: Peugeot 208 vs. Hyundai HB20
+ Comparativo de Carros Elétricos: Peugeot e-208 GT vs. Mini Cooper SE vs. Fiat 500e vs. Renault Zoe