Este Cizeta V16T 1993 já foi propriedade do Sultão de Brunei e também exibido no Salão de Genebra daquele ano, na Suíça. Com chassis número #101 é o único exemplar do fabricante finalizado na tonalidade azul. Extremamente original preserva os pneus de fábrica e não à toa está sendo considerado o “melhor exemplar de Cizeta restante no mundo”.

As linhas semelhantes aos Lamborghini trazem uma explicação. Afinal, entre os responsáveis estava Marcello Gandini, o famoso projetista dos icônicos modelos Miura, Countach e Diablo. E um dos destaques visuais mais marcantes do Cizeta V16T aparece nos quatro faróis escamoteáveis sobrepostos.

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Sob o longo capô, está o incrível motor V16 6.0 (dois V8 unidos!) com quatro cabeçotes, dois virabrequins e 64 válvulas atrelado ao câmbio manual de cinco marchas da ZF para despejar uma potência de 560 cv a 8.000 rpm e torque de 55,1 kgfm a 6.000 rpm. Um poderio suficiente para cravar 328 km/h de velocidade máxima. Embora a letra “T” sugira o emprego de turbocompressores, ela representa a posição do motor V16 e do câmbio. Só para comparar, a Ferrari F40 empregava um V8 2.9 biturbinado de 478 cv de potência e 58,8 kgfm, enquanto o Lambo Diablo trazia um V12 5.7 de 492 cv e 59,1 kgfm.

Cizeta V16T 1993
Foto: wearecurated.com/

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O exemplar possui incríveis 966 km rodados e o preço não foi divulgado oficialmente, porém, a expectativa é de ficar em torno de US$ 725.000 (algo próximo de R$ 3.896.367, em conversão direta), de acordo com o site Business Insider. Ao todo, foram produzidos apenas dez Cizeta V16T.