Se você procurar ainda pode encontrar

um RAV4 no estoque da Toyota com

o preço antigo, importado do Japão

antes do aumento no IPI. O valor da

versão 4×2, novidade que surgiu na

linha 2011, era de R$ 92.500; agora,

subiu para salgados R$ 108.500 (na

tabela Fipe essa mudança no preço sugerido ainda não apareceu, sinal

de que o valor praticado no mercado continua sendo o antigo). Seu

“rival”, o Corolla Altis, tem valor de venda sugerido de R$ 86.870.

O principal destaque do RAV4 nesta última geração sempre foi o

espaço interno. Chega a ser quase exagerado o espaço para as pernas

no banco traseiro, que ainda conta com encostos rebatíveis e cinto

central de três pontos. O porta-malas também não é nada pequeno,

partindo de ótimos 540 litros – 70 a mais que no Corolla – e podendo

chegar a 2.100 litros (com o banco traseiro rebatido). Comparado a

ele, o interior do sedã parece o de um carro compacto.

O desempenho também é digno de elogios. Apesar de mais pesado,

na relação peso/potência, o RAV4 tem só meio quilo a mais

para cada cavalo (8,9 kg/cv, contra 8,4 kg/cv do Corolla Altis e 8,7

kg/cv do Corolla XLi 1.8 automático). O desempenho, portanto, fica

bem próximo do oferecido pelo sedã, e ambos sofrem um pouco

por causa de seus câmbios automáticos de apenas quatro marchas

(o três volumes, pelo menos, dá a opção de trocas sequenciais).

Mas o SUV faz bem mais barulho nas esticadas de marcha do que o

Corolla, além de não ser ex e de consumir muito mais gasolina.

O SUV, aqui, é in nitamente melhor no

espaço interno e quase tão bom quanto o

sedã para acelerar. Mas você perderá em

estabilidade, consumo e na lista de equipamentos.

Fora o ar automático bizone, o SUV

não tem mais quase nada – nem computador

de bordo ou comandos do som no volante.

Mesmo a versão 4×4, de R$ 124.600, ainda

é menos equipada que o Corolla Altis. Na

tabela da página ao lado, você pode conferir

tudo o que se perde – mesmo pagando R$ 20

mil a mais – para abrir mão do comportado

sedã e ter um RAV4 na garagem. Além disso,

a cesta de peças sobe de R$ 6.700 para

R$ 11.600 e o seguro também ca maior.

Veredito: com o preço antigo, o RAV4 4×2

era uma opção ao sedã, desde que você não

zesse questão de uma boa lista de equipamentos

e estivesse disposto a abrir mão dos

mimos do Corolla Altis. Com o novo preço,

o SUV cou em uma situação inviável diante

do sedã de mesma marca. E, pior, com tração

4×2, ele nem oferece a contrapartida de ser

bom em eventuais aventuras, como o Tiguan.

Apenas tem maior vão livre do solo e nada

mais. Só convence pelo espaço.

Em conforto e segurança, o CR-V é muito inferior ao Corolla. Ele perde

em todos os quesitos, da forração dos bancos até os itens de série

Em contrapartida, sua dirigibilidade é muito boa para um SUV e é bem

menos comportado que o três volumes. Além disso, há muito espaço interno

Toyota RAV4 4×2

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,4 litros, 16V, comando variável TRANSMISSÃO automática, quatro marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,60 m – larg.: 1,82 m – alt.: 1,72 m ENTRE-EIXOS 2,660 m PORTA-MALAS 540 a 2.100 litros PNEUS 225/65 R17 PESO 1.585 kg GASOLINA POTÊNCIA 170 cv a 5.250 rpm TORQUE 18,4 kgfm a 4.500 rpm VEL. MÁXIMA 191 km/h 0 – 100 KM/H 10,3 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 7,7 km/l – estrada: 9,7 km/l (Inmetro)

O espaço do Corolla é um dos menores entre os sedãs médios, a boca de acesso ao porta-malas é pequena e as dobradiças invadem o espaço

Toyota Corolla Altis

MOTOR quatro cilindros em linha, 2,0 litros, 16V, duplo comando variável (dual-VVTi) TRANSMISSÃO automática sequencial, borboletas no volante, quatro marchas, tração dianteira DIMENSÕES comp.: 4,54m – larg.: 1,76m – alt.: 1,48m ENTRE-EIXOS 2,600 m PORTA-MALAS 470 litros PNEUS 205/55 R16 PESO 1.290 kg GASOLINA POTÊNCIA 142 cv a 5.600 rpm TORQUE 19,8 kgfm a 4.000 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H 11,8 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 8,2 km/l – estrada: 12,8 km/l (Instituto Mauá) ETANOL POTÊNCIA 153 cv a 5.800 rpm TORQUE 20,7 kgfm a 4.800 rpm VEL. MÁXIMA não disponível 0 – 100 KM/H 11,6 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL cidade: 6,2 km/l – estrada: 10,2 km/l (Instituto Mauá)

S= Item de série / N= Item não disponível / O= Item opcional * Corolla Altis e RAV4 4×2 **Os opcionais são, na verdade, oferecidos como item de série na versão 4×4, de R$ 124.600 *** Confira no comparativo da página 62 quais são os itens que compõem a cesta