20/06/2025 - 11:28
A Audi está com uma campanha de recall para seu SUV médio-grande Q5, com unidades fabricadas entre 19 de janeiro de 2022 e 18 de maio de 2024. A marca alemã não informou o montante de unidades envolvidas, mas aponta para os carros com final de chassi entre N2046298 e R2109335, não sequencial.
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O problema é grave, e envolve risco de fumaça ou fogo, nos piores casos. Segundo a fabricante, o torque aplicado nos parafusos que fixam a tampa do cabeçote do motor pode ter sido incorreto. Com isso, os tais parafusos podem se afrouxar, abrindo brechas para vazamento de óleo lubrificante do motor. O fluído pode entrar em contato com partes quentes do propulsor, o que pode dar início a um incêndio.

A correção do problema é simples: verificar o torque dos tais parafusos que prendem o cabeçote do motor, e, se necessário, trocar os parafusos, aplicando outros com o torque correto. O serviço, que está sendo executado em toda a rede de concessionárias Audi do Brasil desde o dia 16 de junho, tem duração estimada de 2 horas, e deve ser agendado. Não há previsão de quando a campanha se encerrará.

Para mais informações, a Audi disponibiliza sua Central de Relacionamento pelo telefone 0800 777 2834, e mais informações também podem ser encontradas no site www.audi.com.br.
Audi Q5: versões e preços

A segunda geração do Audi Q5, vendida no mercado nacional desde 2017, hoje pode ser encontrada em versões 2.0 turbo a gasolina ou 2.0 turbo com conjunto híbrido plug-in (chamada de TFSIe PHEV). Há duas carrocerias disponíveis: SUV convencional e SUV coupé, com preços entre R$ 400 mil e R$ 503 mil (SUV), ou entre R$ 511 mil e R$ 533 mil (SUV Coupé).

Em todas elas, o motor é o 2.0 turbo a gasolina, de 16 válvulas, família EA-888. Rende 265 cv de potência e cerca de 38 mkgf de torque nas versões convencionais, ou 367 cv de potência com 51 mkgf de torque nas versões híbridas plug-in (PHEV). A transmissão é sempre a automática S Tronic de sete marchas, sempre com tração integral permanente (quattro).

Na versão mais poderosa, PHEV, tem desempenho de esportivo: demora apenas 5,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. Ela também permite rodar no modo 100% elétrico a velocidades de até 135 km/h, e oferece autonomia elétrica de até 38 km pelas medições do INMETRO.