25/07/2025 - 11:39
A Chevrolet abriu recentemente um chamado de recall para seu SUVzão elétrico Blazer EV, hoje vendido por pouco mais de R$ 503 mil no Brasil. Na realidade, o problema afeta milhares de unidades vendidas em diferentes mercados, inclusive nos EUA. Tanto o mercado norte-americano quanto o nosso são abastecidos pela mesma fábrica, no México.
+Ford faz recall de quase 1 milhão de veículos por defeito em bomba de combustível
+Chevrolet Spark EUV ou BYD Dolphin GS? Veja comparativo entre os chineses

Unidades envolvidas
O recall envolve unidades produzidas entre 20 de outubro de 2022 e 31 de janeiro de 2025, modelo 2024 e 2025. A numeração de chassi vai de RS999006 até SS182427.
O problema
Segundo a fabricante, o chicote de fios responsável por acionar o freio de mão eletromecânico pode ser danificado, mas o motivo não foi divulgado. Com isso, o acionamento do sistema pode acontecer sozinho, inclusive com o carro em movimento, ou então não funcionar quando for preciso.

O serviço de reparo, que já pode ser agendado em qualquer concessionária da marca, consiste na verificação do tal chicote elétrico e, se for preciso, seu reparo. O prazo estimado para a correção do problema é curto: aproximadamente 1 hora, de acordo com a própria Chevrolet.
Como saber se meu carro está envolvido?

Para saber se alguma unidade está envolvida, é preciso contatar a Central de Relacionamento Chevrolet através do 0800-702-4200 ou do WhatsApp (11) 99882-8157, no site www.chevrolet.com.br/servicos/recalls ou visitando alguma concessionária da marca. Esses canais também servem para agendar o serviço.
Blazer EV é o carro mais caro da Chevrolet no Brasil

Por mais de R$ 500 mil, não há nenhum carro da Chevrolet no mercado brasileiro mais caro que o Blazer EV. Até por isso, tem vendas limitadas: a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) aponta para menos de 100 unidades emplacadas em território nacional desde sua estreia por aqui, há cerca de 1 ano.
Grandalhão, beira os 4,9 m de comprimento com cerca de 3,1 m de distância entre-eixos. Seu motor elétrico traseiro, onde está a tração, entrega 347 cv de potência e 45 mkgf de torque imediato. A prova de aceleração de 0 a 100 km/h demora menos de 6 segundos.

Segundo o Inmetro, são 481 km de autonomia com uma carga cheia, graças a grandes baterias de tração com 102 kWh de capacidade, dividida em 12 módulos. De série, há uma multimídia de 17,7″ com funcionalidades Google, painel de instrumentos digital de 11″, partida sem botão nem chave (liga ao pressionar o pedal do freio), rodas aro 21, bancos dianteiros climatizados e com ajustes elétricos, head-up display, câmeras 360º, sistema de som Bose e afins.