04/11/2025 - 14:00
A Ford abriu um chamado de recall para a van elétrica E-Transit, mas afirmou que só vai começar a resolver o problema no primeiro trimestre de 2026, quando tiverem uma solução. Na realidade, o defeito afeta vários exemplares do utilitário, com ano-modelo 2022, 2024, 2025 e 2026, e está na bateria de 12 Volts, aquela convencional.
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Qual o problema da E-Transit?
A Ford diz que devido a uma falha na calibração do módulo de controle do motor e transmissão, poderá ocorrer o superaquecimento e consequente degradação da bateria 12V após o carregamento com voltagens elevadas e prologandas, podendo resultar na liberação de gases na cabine do veículo. Ou seja: a bateria de 12 Volts pode superaquecer e ter seu conteúdo vazado em forma gasosa.

Além disso, a marca alerta que, nessas circunstâncias, os ocupantes do veículo poderão perceber um mau cheiro, um chiado ou assobio, a liberação visível de gás da bateria, ou um calor no banco do veículo. Se notar qualquer um desses sinais ou se sentir algum problema de saúde, é recomendado procurar imediatamente a Concessionária Ford de sua preferência ou contatar o Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 0800 703 3673.
Correção do problema
O defeito é corrigido com uma atualização de software do módulo, além da instalação de um tubo de ventilação próprio para a bateria de 12 Volts. As E-Transit convocadas terão as baterias inspecionadas e, se necessário, substituídas gratuitamente. Para a tal atualização, a marca calcula que o atendimento demore cerca de 1 hora, sem contar o serviço de instalação do tubo de ventilação.

Unidades envolvidas
As unidades 2022 envolvidas tem chassi de final não sequencial entre NTU45597 e NTU45617 (fabricadas de 14 de junho de 2022 até 28 de junho de 2022). Para as vans 2024, o final de chassi varia de RTP41338 até STC34148 (produção entre 24 de outubro de 2023 e 30 de julho de 2024). No caso das 2025, a numeração vai de STC27595 até TTR19878 (fabricação de 1° de agosto de 2024 até 29 de julho de 2025). Para as 2026, o chassi tem final entre TTA26062 e TTA26087 (fabricadas de 12 de agosto de 2025 até 15 de agosto de 2025).

Como proceder
Para confirmar se o seu veículo está envolvido no recall, realize uma consulta online através do aplicativo FordPass, contate o Centro de Atendimento pelo telefone 0800 703 3673, ou se dirija até uma Concessionária Ford de sua preferência. Os reparos começarão a ser executados apenas no primeiro trimestre de 2026.
