09/12/2025 - 8:00
Não, você não entendeu errado. É um recall de um carro só. A Ford convocou um exemplar da sua picape monobloco Maverick, já da linha 2025 atualizada, para corrigir um problema sério no sistema de servofreio, aquele que alivia o esforço ao pressionar o pedal esquerdo. As concessionárias já estão aptas a receber o carro, fabricado em 19 de junho de 2025, com chassi 3FTTW8SA0SRB07908.
+Recall: Ram Rampage pode ficar sem frenagem autônoma de emergência; entenda
+Teste de 2,5 mil km mostra como a Maverick Tremor é boa em tudo

Qual é o problema da Maverick 2025?
Segundo a Ford, o servofreio elétrico (EBB) pode não funcionar corretamente em razão de uma falha de montagem em sua unidade eletrônica, o que pode levar a um superaquecimento e desgaste de seus componentes internos. Sem servofreio, a Maverick ainda pode ser parada, porém vai exigir esforço (e força) muito maior no pedal do freio. A distância para parada do veículo, com isso, também aumenta.

Avisos
O defeito, porém, não é silencioso. Nessa circunstância de defeito no servofreio, as luzes de advertência do sistema de antitravamento (ABS), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e do sistema de freios acenderão no painel de instrumentos da Maverick. Além disso, ocorre a exibição de uma mensagem de alerta na tela do painel, indicando a indisponibilidade dos recursos de controle de estabilidade do veículo.

Esse defeito é resolvido com a troca gratuita do tal servofreio elétrico, num serviço que demora aproximadamente duas horas, estima a marca. Caso o reparo não seja feito, o proprietário corre maior risco de sofrer acidentes com possíveis lesões físicas e, em casos extremos, até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e terceiros.

O que fazer
Para confirmar se é a sua picape que está envolvida no recall, realize uma consulta online através do aplicativo Ford, contate o Centro de Atendimento Ford (CAF) pelo telefone 0800 703 3673, ou uma Concessionária Ford de sua preferência. Em caso afirmativo, agende a realização gratuita do serviço de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
