Tem recall da Nissan Frontier rolando, e é dos mais importantes. A fabricante japonesa está convocando exatas 54.694 unidades da caminhonete para corrigir um problema no suporte da tubulação de freio da roda traseira esquerda. Esse número corresponde, literalmente, a toda a produção argentina destinada ao Brasil desde 2018. Não escapa nenhuma. Vale lembrar que exemplares dessa última geração feitos no México entre 2016 e início de 2018 não estão envolvidos: falamos apenas das argentinas.  

+Nissan Frontier vai sair de linha em 2025? Produção argentina já foi encerrada

+Avaliação: Foton Tunland V9 tem um detalhe que faz toda a diferença

Nissan Frontier Attack 2026 - Foto: divulgação
Nissan Frontier Attack 2026 – Foto: divulgação

Qual o problema da Frontier?

De qualquer forma, o problema da Frontier é o seguinte: em casos de uso extremo da picape, como em off-roads pesados, impactos na suspensão traseira podem levar ao rompimento do suporte da tubulação de freio traseira. Com o suporte rompido, a tubulação de freio tende a também se romper, por conta do esforço excessivo pela falta do suporte, causando vazamento do fluído da roda traseira esquerda.  

Nissan Frontier XE – Foto: divulgação

Logo que o nível do fluído baixa por vazamento, o motorista é alertado pelo painel de instrumentos. Mas, mesmo assim, por conta do fluxo cruzado do sistema, a capacidade de frenagem não é tão prejudicada, mantendo-se em duas rodas. É o suficiente para parar a picape em segurança, por exemplo, mas não o indicado para manter o carro rodando por longos períodos, explica a Nissan. Isso poderá resultar no aumento do curso do pedal de freio e na consequente diminuição da eficiência do sistema de frenagem, facilitando a ocorrência de acidentes. 

Nissan Frontier Attack
Nissan Frontier Attack – Foto: divulgação

Unidades envolvidas

De acordo com o comunicado da marca, as Frontier fabricadas entre julho de 2018 e dezembro de 2021 tem chassi de 8ANBD33B0KL014524 até 8ANBD33FXNL965725. Já os carros feitos entre fevereiro de 2022 e julho de 2024 tem chassi de 8ANBD33F0PL222266 até 8ANBD33FXSL993391. 

Nissan Frontier LE
Nissan Frontier LE – Foto: divulgação

O que fazer?

O serviço de reparo na rede de concessionárias Nissan começa no próximo dia 2 de fevereiro, e lá será feita a instalação de novos suportes da tubulação de freio traseira. Os veículos que já efetuaram a instalação do suporte do freio traseiro em campanha anterior também deverão realizar a substituição agora. De acordo com a fabricante, o reparo deve demorar cerca de 1 hora e meia, sem custo algum ao proprietário.  

Linha 2020 da Nissan Frontier
Linha 2020 da Nissan Frontier – Foto: divulgação

Além da campanha nos principais meios de comunicação e internet, o proprietário com a Frontier envolvida neste recall será contatado pela empresa por meio de carta, e-mail e SMS. Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) – telefone 0800 011 1090 ou ainda pelo site www.nissan.com.br.