15/10/2025 - 9:00
A Volkswagen está chamando proprietários da picapinha Saveiro do ano/modelo 2015, ou seja, unidades fabricadas há 10 anos. E, por mais que muita gente pense que os problemas com os “airbags mortais” da fornecedora Takata tenham sido totalmente resolvidos, esse recall prova justamente o contrário.
+Recall: VW Virtus, Nivus e Saveiro tem airbag ‘incorreto’
+50 carros mais vendidos de setembro têm Strada de volta à liderança

Qual o problema da Saveiro 2015?
Afinal, o problema está justamente no insuflador do airbag do passageiro, que, em caso de acidente com ação da bolsa de ar, pode se romper, expelindo pedaços metálicos com muita força e velocidade. Esses fragmentos, por sua vez, podem atingir, inclusive fatalmente, o motorista ou outros ocupantes do carro. Coisa séria: ao invés de proteger, com isso o airbag pode se tornar uma arma mortal.

Nas palavras da Volks, “após análises laboratoriais, foi constatado que o propelente de um lote de gerador de gás pode degradar-se após a exposição dos veículos por longos períodos a altas temperaturas, grandes amplitudes térmicas e alta umidade relativa do ar, podendo levar ao rompimento do gerador de gás no caso de deflagração do airbag do passageiro em um acidente”. Esse mesmo texto, aliás, foi utilizado no auge da campanha de airbags mortais da Takata, então fornecedora da marca.

Agendamento do recall
O principal vilão dessa história é o gerador de gás, ou insuflador, do airbag do passageiro da picapinha Saveiro, que deve ser inspecionado e, se for necessário, substituído, numa operação que deve durar cerca de 2 horas, diz a marca. O agendamento do serviço pode ser feito clicando aqui.

Unidades envolvidas
As unidades envolvidas na campanha tem número de chassi com final entre FP000738 e FP900388, não sequencial. Para verificar se seu veículo está afetado nesta ação ou para informações adicionais, acesse o site www.vw.com.br/recall ou consulte a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800 019 8866.