19/08/2025 - 7:00
Parece que já chegamos na era em que os carros elétricos rendem mais do que os modelos que queimam combustível líquido. Ao menos é o que leva a crer o novo recorde de autonomia por um SUV elétrico, registrado no Reino Unido pelo Guinness Book of World Records, aquele livro que registra feitos recordistas pelo mundo.
Foram exatos 935,44 km percorridos (cerca de 581 milhas) em 22 horas e 57 minutos, com paradas rápidas a cada três horas para troca de motoristas. Nada de autódromos ou pistas especiais: tudo foi feito em vias públicas do Reino Unido, com aval da juíza Paulina Sapinska, do Guinness Book. O feito ocorreu no final do último mês de julho.
+ Avaliação: Volvo XC90 Ultra é um lounge sobre rodas, mas tem seu público
+ Zeekr 7X estreia com DNA sueco. Veja preço

O carro? Um Polestar 3, SUV médio-grande totalmente elétrico da marca-irmã da Volvo, na configuração de motor único e baterias de tração maiores, sem nenhuma modificação. Oficialmente, ela é homologada para até 706 km de autonomia pelo ciclo europeu WLTP, mas o exemplar do teste atingiu essa distância percorrida com 20% de carga restante. No final, a média foi de 12,1 kWh/100 km, ou cerca de 8,3 km/kWh.

Depois de constar 0% de bateria no painel, o Polestar ainda conseguiu rodar mais 12,8 km. Poderia ter ido mais longe, inclusive: encontraram um eletroposto antes dele parar por “pane seca”. No desafio, os pilotos profissionais Sam Clarke, Kevin Booker e Richard Parker, junto do carro, enfrentaram diferentes situações de trânsito e clima, incluindo chuva, quando um carro elétrico tem maior consumo de energia (por conta de limpadores ou desembaçador ligados, principalmente).

Como é o SUV Polestar 3?
Totalmente elétrico desde o projeto, ele aposta nas linhas mais fluídas e perfil baixo, lembrando uma perua. Ainda assim, é médio-grande, com 4,9 m de comprimento e quase 3 metros de distância entre-eixos. Sua base é a SPA2, mesma dos grandalhões EX90 e XC90, e essa configuração do recorde mescla o powertrain com motor elétrico único (traseiro), junto de enormes baterias com 111 kWh de capacidade.
Por cerca de 85 mil Euros iniciais (essa versão do teste é a de entrada), o Polestar 3 Long Range Single Motor tem cerca de 300 cv de potência com 50 mkgf de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.

Ainda que seja a configuração mais simples do SUV, ela já oferece suspensões pneumáticas, rodas aro 20 com pneus especiais (Michelin Sport 4 EV), spoilers aerodinâmicos pela carroceria, teto panorâmico com proteção UV, ar digital automático de três zonas, painel digital de 9”, multimídia de 14,5” com funcionalidades Google, sistema de som com 300 Watts, pacote ADAS completo, câmeras 360º com visão 3D e afins.
