O britânico Lewis Hamilton foi o mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 e empolgou a torcida da Ferrari no Autódromo de Monza.

O heptacampeão mundial anotou um tempo de 1m20s117 a menos de cinco minutos para o fim da sessão e roubou a liderança de seu companheiro na escuderia de Maranello, Charles Leclerc, que ficou em segundo, a menos de dois décimos do britânico.

Lewis Hamilton acelera durante o primeiro treino livre do GP da Itália de Fórmula 1 – Foto: Philippe Lopez / AFP

+ Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 2025: veja horários e onde assistir
+ Quem é Colton Herta, novo piloto de testes da Cadillac na Fórmula 1

Ex-piloto da Ferrari, Carlos Sainz surpreendeu e colocou a Williams em terceiro lugar, logo à frente do tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull.

Já o piloto da casa, Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou em quinto, enquanto o vice-líder do campeonato, Lando Norris, da McLaren, teve desempenho discreto e foi o sexto.

O líder do Mundial de Pilotos, Oscar Piastri, também da McLaren, não participou da sessão e cedeu o carro para o novato Alex Dunne, que terminou o TL1 na 16ª colocação.

O top 10 do primeiro treino livre em Monza ainda teve Alexander Albon (Williams) em sétimo, George Russell (Mercedes) em oitavo, Fernando Alonso (Aston Martin) em nono e Isack Hadjar (Racing Bulls) em 10º. O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) foi o 11º.

Lewis Hamilton dando autógrafos em Monza
Lewis Hamilton dando autógrafos em Monza – Foto: Marco BERTORELLO / AFP