09/11/2025 - 15:30
Nos anos 1970, o mercado automotivo vivia o impacto da recessão econômica, da crise de combustível e uma preocupação crescente com o meio ambiente. Para reduzir as emissões, a Ford começou a equipar seus veículos com conversores catalíticos e lançou a F-150 como opção de picape de meia tonelada, situada entre a F-100 e a F-250.
Comparada à F-100, a F-150 tinha desempenho mais robusto e peso bruto total maior (2.744 kg x 2.495 kg), com uma capacidade de carga máxima apenas 4,5 kg menor que a da F-250. Ou seja, para uma “intermediária”, superava as expectativas, tanto na capacidade de carga e opções de combustível como no padrão de emissões.

No Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 1975, a F-150 apareceu como coadjuvante, tendo mencionada apenas sua capacidade de “combinar o conforto de rodagem de uma F-100 com a capacidade de carga de uma F-250”.
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Nas atas das reuniões de planejamento do produto da Ford, há pouca informação sobre o conceito da F-150. Uma nota registra que “as Séries F-150 e E-150 foram aprovadas pelo Sr. Henry Ford II em 21 de novembro de 1973”. Os manuais de vendas, confidenciais para os vendedores da Ford, destacavam o aumento da gama de PBT, a disponibilidade da F-150 com carroceria estendida SuperCab e o fato de ela aceitar combustível com ou sem chumbo.

Mas não demorou muito para a Ford perceber o sucesso que tinha em mãos. A partir de 1977, a Série F se tornou a linha de picapes mais vendida da América do Norte, posição que ocupa até hoje.
Entre outros diferenciais, além de inigualável robustez e desempenho, com motor 5.0 V8, a F-150 é a única do segmento com carroceria de alumínio de nível militar e oferece as tecnologias mais avançadas de assistência ao motorista. Além das versões Lariat, Lariat Black e Tremor no Brasil, a linha nos EUA inclui entre outras variantes a off-road Raptor e a elétrica Lightning, além de motorizações V6 e híbridas.
No Brasil desde 2023
Dois anos após a Ram desbravar o mercado das picapes de luxo no Brasil com a 1500 Rebel, a Ford decidiu importar a F-150, em 2023. Entre os equipamentos de série, abertura e fechamento elétrico da caçamba, ajuste elétrico de altura e profundidade do volante, painel digital de 12 polegadas, assistente de manobras evasivas e assistente de reboque e oito modos de condução se destacam.
Motor 5.0 V8 de 405 cv e 56,7 kgfm de torque é emprestado do Mustang, como também o câmbio automático de 10 marchas.
Quanto às dimensões, o modelo tem 5,88 metros de comprimento, 2,08 m de largura e 3,69 m de entre-eixos, partindo de 2.470 kg.

Em meados do ano, a picape ganhou a versão Tremor, configuração voltada para o off-road que traz suspensão especial, pneus All-Terrain, protetores metálicos inferiores, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e diferencial dianteiro Torsen com escorregamento limitado – além do Pro Power Onboard.
Trata-se de um gerador com duas tomadas de 120 V e 20 A para conectar aparelhos elétricos, como compressor de ar, aquecedor, TV, carregador de bateria e ferramentas, por exemplo. Sua capacidade de uso simultâneo é de até 2.000 W.
A F-150 sai por R$ 560 mil na versão Lariat e chega a R$ 580 mil na Tremor.
