Lançado em 2009 como uma opção de transporte sobre quatro rodas para o público de baixa renda, o indiano Tata Nano já não é mais tão simplório assim. O fabricante anunciou o lançamento do GenX Nano, a versão remodelada do carrinho, que ganhou equipamentos e uma construção mais caprichada.

Apesar de visualmente muito parecido com o Nano original, o modelo ganhou uma nova estrutura, mais reforçada (numa tentativa para evitar o vexame nos testes de impactos realizados com o antecessor), e uma suspensão com barra estabilizadora, para garantir uma melhor estabilidade em velocidades mais altas. Antes com acesso apenas pela parte interna, o porta-malas de até 110 litros ganhou uma porta como a dos hatches convencionais.

A lista de equipamentos também cresceu. Além da transmissão automatizada de cinco velocidades, o carrinho pode contar ainda com assistência elétrica para a direção. Outro opcional é o rádio CD com conexão bluetooth. Ao contrário daqui, onde airbags e freios ABS são obrigatórios, o novo Nano não oferece estes itens nem como opcional.

O motor é o mesmo do Nano de 2009: um 0.6 de dois cilindros e refrigeração a água, posicionado na traseira e que desenvolve 37 cv. O consumo médio é de até 23,6 km/l.

Os preços partem de 199 mil rúpias no mercado indiano, o equivalente a R$ 9,4 mil.