A Renault deu a largada nas vendas do Boreal, seu novo SUV médio que chega para encarar rivais de peso como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Chevrolet Equinox e os modelos chineses do segmento. Apresentado em julho, o utilitário começou a ser produzido oficialmente em outubro, na fábrica de São José dos Pinhais (PR). 

+Renault Boreal 2026 tem estilo e conteúdo para seduzir quem só pensa em Corolla Cross e Compass

+Jeep Compass 2026: quanto custa, o que oferece e quais motores usa

Renault Boreal
Renault Boreal Iconic (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

Preços e motor do Boreal

O modelo estreia em três versões: Evolution por R$ 180 mil, Techno por R$ 200 mil e Iconic por R$ 215 mil. Sob o capô, todas trazem o mesmo conjunto mecânico: o motor 1.3 turboflex, já conhecido do Duster, entrega até 176 cv e cerca de 27 mkgf de torque, e agora está acoplado na transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas, casamento inédito na linha Renault. 

Linha Renault Boreal – Foto: divulgação

Parente do Bigster

Apesar de inédito para nós, o Boreal é baseado no Dacia Bigster, com quem compartilha parte da estrutura, além de componentes mecânicos. Para o Brasil, porém, ele recebeu dianteira e traseira inéditas, bem como um interior redesenhado, fazendo jus ao carro mais premium que é. Sua plataforma é a mesma modular do Kardian, a CMF-B na versão LS. O Renault dispensa suspensões independentes nas quatro rodas, e traz eixo de torção na traseira.

Renault Boreal Iconic
Renault Boreal Iconic (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

Dimensões e (muit0) porta-malas

De qualquer forma, é um SUV médio com boas dimensões e visual chamativo. Tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura com 2,70 m de entre-eixos, enquanto um Compass, para efeito de comparação, tem 4,40 m X 1,82 m X 1,63 m X 2,64 m, respectivamente. No porta-malas, o Renault surpreende com nada menos que 522 litros declarados pela marca, versus 476 do Jeep. Na altura livre do solo os dois se aproximam bastante, com cerca de 21 cm (210 mm).  

Renault Boreal Iconic
Renault Boreal Iconic (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

Equipamentos de série

A configuração de entrada, Evolution, já vem bastante equipada. Ela traz rodas de liga leve de 18 polegadas em tom cinza, faróis full LED, lanternas com setas dinâmicas e assinatura luminosa com efeito de boas-vindas. O ar-condicionado é digital automático e dual zone, com saídas para o banco traseiro. A lista inclui ainda coluna de direção ajustável em altura e profundidade, console central com compartimento refrigerado, quatro portas USB-C (duas na frente e duas atrás), carregador sem fio para smartphone, câmbio eletrônico tipo joystick (e-shifter) e aletas para trocas de marcha no volante. 

Renault Boreal Iconic
Renault Boreal Iconic (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

O pacote continua com freio de estacionamento eletrônico, bancos e painéis de porta com acabamento premium preto e costuras cinzas, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia OpenR de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Arkamys com seis alto-falantes, banco traseiro bipartido 60/40 e chave presencial tipo cartão com destravamento Hands-Free. 

Boreal Evolution – Foto: Renault/divulgação

No quesito segurança, o Boreal não decepciona. Traz seis airbags, controle de velocidade adaptativo (ACC) inteligente, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré. Há também alerta de distância segura, frenagem automática de emergência — inclusive em curvas —, alerta e assistente de permanência em faixa, sensor de fadiga, leitor de placas e assistente de permanência em faixa em tráfego contrário. O único opcional dessa versão é o teto preto, que cria um visual de carroceria em dois tons. 

Renault Boreal – Foto: Divulgação

Na intermediária Techno, o SUV ganha rodas pretas de 18”, barras de teto longitudinais, antena tipo shark e faróis de neblina. O painel digital passa a ter 10” e pode reproduzir o mapa da navegação. A multimídia também de 10” vem com sistema Google integrado (Maps, Play e Assistente), além de conexão com o app My Renault. Há cinco modos de condução (Eco, Sport, Comfort, Perso e Smart), iluminação ambiente com 48 opções de cor e bancos dianteiros com ajustes elétricos e suporte lombar. Entram ainda sensores de estacionamento dianteiros e laterais, alertas de ponto cego e de tráfego cruzado, aviso de desembarque seguro e assistente de permanência em faixa com correção ativa. O teto solar panorâmico aparece como opcional. 

Boreal Techno – Foto: Renault/divulgação

Por fim, a versão Iconic coroa a linha com um toque de luxo. Vem com rodas diamantadas de 19”, teto-solar panorâmico elétrico, pintura em dois tons, bancos dianteiros com massagem e memória para o motorista, som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes e acabamento interno “Deep Blue”. A tampa do porta-malas é elétrica com abertura por movimento do pé, e o conjunto de tecnologia inclui farol alto automático, câmeras 360° com visão 3D, assistente de estacionamento semi-autônomo, sistema de condução avançada (Active Driver Assist) e assistente de parada de emergência. 

Boreal Iconic – Foto: Renault/divulgação

Blindado sem perder garantia

Toda a linha Boreal conta com 14 acessórios de fábrica: Alarme Kit, bagageiro, bandeja de porta-malas, barra de teto transversal, engate, engate de bike, linha Pet, linha YouClip, sensores de estacionamento dianteiros, soleira, soleira iluminada, tapete de PVC, tapete têxtil e tilt down no retrovisor direito. Além disso, a Renault homologou a blindadora Hi-Tech para clientes que queiram blindar o Boreal sem perder a garantia. 

Renault Boreal – Foto: Lucca Mendonça

5 anos de garantia

O Boreal poderá ser pintado em seis cores (Azul Mercure, Branco Glacier, Prata Étoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e Vermelho de Feu), e conta com a inédita garantia da Renault de cinco anos sem limite de quilometragem.