PreviousNext

A Renault confirmou oficialmente nesta terça-feira (2), que o compacto Kwid e os crossovers Captur e Koleos serão os próximos lançamentos da marca francesa no mercado brasileiro, em 2017. Os dois primeiros serão nacionais, produzidos em São José dos Pinhais (PR), enquanto o Koleos será importado da Coreia do Sul.

O anúncio foi feito pelo presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn. Sem falar em prazos, Ghosn destacou que a meta da Renault com esses lançamentos é elevar de 7,4% para 10% a fatia de mercado da marca francesa no Brasil. “Estamos apostando que o mercado brasileiro vai parar de cair”, destacou.

Lançado na Índia em setembro do ano passado, o Kwid chega ao Brasil para ser o modelo de entrada da marca. Com visual aventureiro — a Renault quer vende-lo como um mini-SUV — o hatch compacto irá estrear no Brasil a nova plataforma modular CFM-A da Aliança Renault-Nissan.  Diferente do carro indiano, que tem um motor 0.8 de três cilindros, o Kwid brasileiro terá um novo 1.0 com o mesmo número de cilindros além de um pacote de segurança mais reforçado, com direito a fixação Isofix para assentos infantis e airbags laterais.

Apesar de utilizar o mesmo nome do carro da Europa Ocidental, o Renault Captur brasileiro será baseado no modelo Kaptur (mais detalhes aqui) lançado recentemente na Rússia, que trocou a base do Clio pela do Duster e que tem dimensões mais generosas que o Captur ‘de verdade’. Com o modelo, a marca francesa quer oferecer um produto na mesma faixa de carros como o Honda HR-V e o Nissan Kicks, modelo que, aliás, irá ceder o propulsor 1.6 16V de 114 cv para o Captur.

Já o Koleos (confira mais detalhes aqui) será o topo de linha dentre os crossovers da marca no Brasil. Com 4,67 m de comprimento, tem porte suficiente para enfrentar modelos de grande porte como o Hyundai Santa Fe. E assim como o Hyundai, será importado da Coreia do Sul. Sob o capô, o modelo  traz quatro opções de motorização, que vão variar de acordo com o mercado: são duas a gasolina (2.0 de 145 cv e 20,4 kgfm de torque a 4.400 rpm; 2.5 de 170 cv e 23,8 kgfm de torque a 4.000 rpm) e duas a diesel (1.6 turbodiesel de 130 cv e 32,6 kgfm de torque entre 1.750 e 2.250 rpm; 2.0 turbodiesel de 175 cv e 38,7 kgfm de torque entre 2.000 e 3.000 rpm), além da opção da transmissão automática CVT.