20/05/2025 - 15:44
A Renault está disposta a fornecer tecnologia a outras montadoras para ajudar a aumentar a produção total de veículos com características compartilhadas, ajudando a reduzir os custos de produção, disse o presidente-executivo do grupo francês, Luca De Meo, nesta terça-feira.
De Meo, de nacionalidade italiana, disse em uma audiência parlamentar em Roma que a Renault não foi desencorajada por sua recente tentativa fracassada de cooperar com a Volkswagen. “Continuamos totalmente abertos”, disse ele.
+ Até R$ 75 mil de desconto: Renault tem promoção de Duster, Oroch, Megane e Master
+ Renault vai fabricar no Brasil seu 1º SUV médio, futuro rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross
A Renault, que ao longo dos anos tem cooperado em áreas específicas do mercado com vários de seus rivais, incluindo Mercedes e Fiat, no ano passado iniciou discussões com a Volkswagen sobre um plano para desenvolver em conjunto uma versão elétrica acessível do compacto Twingo. A Volkwagen abandonou as negociações após alguns meses.
De Meo disse nesta terça-feira que o compartilhamento de tecnologias – incluindo plataformas, ou arquiteturas que podem basear vários modelos diferentes – pode ser útil nos segmentos de veículos compactos e comerciais.
“Essas áreas normalmente exigem grandes investimentos e geram margens pequenas”, disse ele.
Na semana passada, em uma aparição conjunta com o presidente da Stellantis, John Elkann, De Meo disse que a Renault não está ganhando dinheiro com alguns carros pequenos, acrescentando que, entre 2015 e 2030, as regulamentações aumentarão o custo de um carro médio fabricado pela Renault em 20% e o de carros pequenos em 40%.