Quem apostou que o Duster iria “desaparecer do mercado” com a invasão de crossovers mais bonitos e dotados de novas tecnologias quebrou a cara. Mesmo num cenário de crise econômica, o veículo da Renault vem obtendo vendas próximas às do líder EcoSport (média de 2.658 carros/mês contra 3.043 do Ford) e mostra que ainda tem lenha para queimar. A venda média do Duster caiu 34,7% e o EcoSport desacelerou 32,7%. A resistência do Duster é resultado de modificação estética com alguma melhora mecânica e duas versões 1.6 com preços competitivos: Expression (R$ 59.990) e Dynamique (R$ 67.740).

O Dynamique vem com rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante de couro, Media Nav Evolution com tela touchscreen de 7”, navegador por GPS, Eco-Coaching, Eco-Scoring e rádio 3D com conexões USB/auxiliar integradas ao Med Nav. O carro avaliado tinha os opcionais câmera de ré (muito útil), piloto automático (dispensável) e bancos de couro (confortáveis) e custaria R$ 70.990.


O painel do Duster ficou mais agradável e o quadro de instrumentos é fácil de ler. Já o Media Nav Evolution é um grande diferencial, permitindo acesso ao Facebook e ao Twitter

O motor 1.6 16V ganhou um pouco mais de torque: 0,6 kgfm com gasolina e 1,0 kgfm com etanol. A potência manteve-se em 110/115 cv. Para um carro que pesa quase 1,3 tonelada, isso pouco alterou as acelerações lentas. Assim, a relação peso/potência é de 11 kg/cv. Por isso, o câmbio de cinco marchas (o Duster 2.0 tem seis marchas) utiliza uma relação curta para melhorar o desempenho em baixa velocidade. O preço disso vem no consumo em estrada, cuja autonomia é só um tiquinho melhor do que na cidade (10,7 contra 10,0 km/l com gasolina).

Em compensação, o Duster Dynamique 1.6 – para além das mudanças estéticas comentadas na edição de abril – ficou mais confortável e tem um sistema multimídia eficiente e amigável. Com navegador, rádio, bluetooth e conexões para smartphone, o Media Nav Evolution permite ouvir música por meio de streaming e até acessar mídias sociais, como o Twitter e o Facebook, usando o aplicativo Aha, bem como pegar sugestões de restaurantes pelo Yelp ou ver a previsão do tempo pelo Custom Weather.

 

—–

Ficha técnica:

Renault Duster Dynamique 1.6 16V 4×2

Motor: 4 cilindros em linha 16V
Cilindrada: 1.598 cm3
Combustível: flex
Potência: 110 cv a 5.750 rpm (g) e 115 cv a 5.750 rpm (e)
Torque: 15,1 kgfm a 3.750 rpm (g) e 15,9 kgfm a 3.750 rpm (e)
Câmbio: manual, cinco marchas
Tração: dianteira
Direção: hidráulica
Dimensões: 4,329 m (c), 1,822 m (l), 1,683 m (a)
Entre-eixos: 2,674 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.276 kg
0-100 km/h: 13s5 (g) e 12s7 (e)
Vel. máxima: 160 km/h (g) e 164 km/h (e)
Consumo cidade: 10,0 km/l (g) e 6,7 km/l (e)
Consumo estrada: 10,7 km/l (g) e 7,4 km/l (e)
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Grande)