PreviousNext

O Renault Duster conquistou quatro de um máximo de cinco estrelas na proteção para adultos e duas para crianças na última bateria de testes realizadas pelo Latin NCAP, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (30).

Apesar do bom resultado, a carroceria do crossover compacto da marca francesa não se saiu muito bem no teste. De acordo com o Latin NCAP, o cabine foi considerada instável, com grande deformação no teto, que dificultou inclusive a abertura das portas após o impacto, e o surgimento de estruturas perigosas na área do painel, podendo resultar em ferimentos para os joelhos do motorista e passageiro. Mesmo com o airbag, a proteção para o peito do motorista foi considerada marginal.

Na proteção das crianças, pesou contra o fato do modelo não estar equipado com fixação Isofix para cadeiras infantis. Na avaliação, o assento recomendado pelo fabricante para crianças de três anos não conseguiu evitar o excessivo deslocamento para frente.

Diferente das unidades vendidas no Brasil, produzidas em São José dos Pinhais (PR), a unidade testada foi construída na Colômbia e não estava equipada com airbags duplos (apenas para o motorista) e os freios ABS. Equipamentos que ainda não são obrigatórios em toda a América Latina.

Tiida Sedan

Outro modelo que foi avaliado nesta bateria de testes do Latin NCAP  foi o Nissan Tiida Sedan, modelo produzido no México e que foi vendido no mercado brasileiro entre 2010 e 2013. Equipado com airbag duplo, o sedã atingiu a pontuação de quatro estrelas para adultos e duas para crianças.