Renault Duster entre a valentia e o benefício

Você deseja um crossover 4×4 com bom preço? Então considere o Renault Duster Dynamique 4×4, pois ele custa R$ 88.290, o que é pouco perto do que custam o Jeep Renegade Custom 4×4 (R$ 108.990) e o Suzuki Vitara 4You AllGrip (R$ 99.990). Mais barato ele é, porém não oferece motor a diesel nem câmbio automático, tampouco alguns itens de segurança presentes nos rivais. O visual parrudo do Renault mudou em 2015 e a nova geração, mostrada este mês ao mundo, deverá chegar ao Brasil só em 2019, como modelo 2020.

Enquanto isso, o Duster segue desenvolto ao volante. Afinal, seu motor 2.0 16V agrada logo a partir das 2.000 rpm. Essa versão 4×4 está disponível unicamente com câmbio manual de seis marchas, com engates precisos e a primeira super reduzida para vencer atoleiros. As saídas de semáforo podem ser feitas em segunda marcha. Na estrada, a 120 km/h em sexta, o ponteiro do conta-giros marca 2.500 rpm, ajudando no consumo de 11,2 km/l, com a função Eco acionada. Trafegando sob forte chuva no interior de São Paulo, o Duster 4×4 também seduziu pela dinâmica. As suspensões traseiras multilink garantem boa estabilidade. Só a direção eletro-hidráulica que poderia ser um pouco mais leve ao esterço.

A tração 4×4 é acionada por meio de seletor giratório e pode-se optar por 2WD (apenas no eixo dianteiro), Auto e 4WD (o bloqueio do diferencial divide o torque entre os eixos). A mudança é realizada até 80 km/h. Já nos trajetos off-road, o Duster mostrou desenvoltura graças aos ângulos de entrada (30°), de saída (34,5°) e de vão livre do solo (210 mm). Apesar disso, o Duster não oferece seletor de terreno nem os assistentes de aclives e declives presentes no Renegade e no Vitara.

O acabamento interno é simples, devido aos plásticos duros, coluna de direção não ajustável em profundidade e comandos elétricos dos vidros e dos retrovisores mal posicionados. A central multimídia tem interface intuitiva. Já o porta-malas de 400 litros é menor que o das versões 4×2 (475 litros) por causa do posicionamento do estepe em função da tração 4×4. No assento traseiro não há o isofix para a fixação de cadeirinhas infantis. No geral, é um bom SUV, mas com algumas ressalvas.


Ficha técnica:

Renault Duster Dynamique 4×4

Preço versão Expression 1.6 16V SCe: R$ 69.490
Preço versão Expression CVT 1.6 16v SCe: R$ 76.990
Preço versão Dynamique 1.6 16V SCe: R$ 74.990
Preço versão Dynamique CVT 1.6 16v SCe: R$ 80.490
Preço versão Dynamique 2.0 16V: R$ 85.790
Preço versão Dynamique AT. 2.0 16V: R$ 86.740
Preço versão Dynamique 4×4 2.0 16V: R$ 88.290
Preço versão Dakar II 1.6 16V SCe: R$ 75.590
Preço versão Dakar II 2.0 16V Hi-Flex: R$ 86.390
Preço versão Dakar II 2.0 4×4 16V Hi-Flex: R$ 88.890
Motor: 4 cilindros em linha 2.0, 16V
Cilindrada: 1998 cm3
Combustível: flex
Potência: 143 cv a 5.750 rpm (g) e 148 cv a 5.750 rpm (e)
Torque: 20,2 kgfm a 4.000 (g) e 20,9 kgfm a 4.000 (e)
Câmbio: manual, seis marchas
Direção: eletro-hidráulica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração: 4×2 (dianteira) ou 4×4
Dimensões: 4,329 m (c), 1,822 m (l), 1,683 m (a)
Entre-eixos: 2,674 m
Pneus: 205/60 R16
Porta-malas: 400 litros
Tanque: 50 litros
Peso: 1.362 kg
0-100 km/h: 12s1 (g) e 10,6 (e)
Velocidade máxima: 180 km/h (g) e 187 km/h (e)
Consumo cidade: 6,7 km/l (e) e 9,8 km/l (g)
Consumo estrada: 7,5 km/l (e) e 10,8 km/l (g)
Emissão de CO2: 132 g/km
Nota do Inmetro: C
Classificação na categoria: A (Utilitário Esportivo Grande)

NOSSO VEREDICTO
Motor
Câmbio
Desempenho
Consumo
Segurança
Equipamentos
Multimídia
Conforto
Porta-malas
Prazer ao dirigir
COMPARTILHAR
Notícia anteriorHonda WR-V tem virtudes de um Fit crossover
Próxima notíciaBMW X1
blog comments powered by Disqus