O Grupo Renault e a Ford anunciaram nesta terça-feira uma parceria estratégica inédita com foco na expansão da oferta de veículos elétricos da marca norte-americana no mercado europeu. O acordo prevê o desenvolvimento de dois novos modelos 100% elétricos da Ford sobre a plataforma Ampere, do grupo francês.

+Renault Kardian ficou mais seguro em menos de 1 ano; mas, como?

+Recall: Ford chama uma única Maverick 2025 por problemas nos freios

Renault e Ford juntas na Europa - Foto: divulgação
Renault e Ford juntas na Europa – Foto: divulgação

Os dois veículos serão projetados pela Ford, mas desenvolvidos em conjunto com a Renault e produzidos no complexo industrial ElectriCity, no norte da França, principal polo de fabricação de elétricos do grupo europeu. O primeiro modelo está previsto para chegar às concessionárias no início de 2028.

Modelos Ford com plataforma Renault

Segundo as empresas, os novos elétricos terão dinâmica de condução própria e preservarão o DNA característico da Ford, mesmo utilizando a base tecnológica da Ampere, atualmente uma das mais competitivas da Europa em custo e eficiência para veículos elétricos.

Renault 5 E-Tech electric – Crédito: Divulgação

Além dos automóveis de passeio, as duas fabricantes também firmaram uma Carta de Intenções para avaliar uma parceria no desenvolvimento conjunto de veículos comerciais leves na Europa, envolvendo modelos das duas marcas.

O que dizem os líderes?

“temos orgulho de anunciar essa nova cooperação estratégica com a Ford. A combinação das nossas forças nos tornará mais inovadores e mais responsivos em um mercado europeu em rápida transformação”, afirmou François Provost, CEO do Grupo Renault.

Renault e Ford juntas na Europa – Foto: divulgação

Já Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, destacou que a parceria fortalece a estratégia da marca no continente. “Vamos combinar a escala industrial e os ativos elétricos da Renault com o design e a dinâmica de condução da Ford para criar carros divertidos, capazes e com espírito verdadeiramente Ford”, disse.

Prevenção contra chineses

Com a aliança, as duas montadoras apostam na união de escala industrial, tecnologia em eletrificação, software e manufatura para ganhar competitividade em um dos mercados mais disputados do mundo para veículos elétricos. Além disso, também se protegerão dos concorrentes chineses, cada vez mais fortes e presentes por lá.

Um logotipo da Ford é visto durante o New York International Auto Show Press Preview na cidade de Nova York, EUA, em 16 de abril de 2025
Um logotipo da Ford é visto durante o New York International Auto Show Press Preview na cidade de Nova York, EUA, em 16 de abril de 2025 – Foto: REUTERS/Shannon Stapleton