A Renault do Brasil mudou de nome: agora passa a se chamar “Renault Geely do Brasil”. Isso é motivado pela compra de pouco mais de 26% da Renault brasileira pela Geely, em anúncio que também confirmou a produção de carros da fabricante chinesa na planta da marca francesa, em São José dos Pinhais (PR). O aporte inicial do projeto vai ser de R$ 3,8 bilhões, aplicados na fábrica paranaense.

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Anúncio da parceria entre Renault e Geely
Anúncio da parceria entre Renault e Geely – Crédito: Divulgação

Renault e Geely já são parceiras em outros lugares

Esse “casamento” não é pioneiro: o Grupo Renault e o Grupo Geely já são parceiros na Coréia do Sul, e também dividem a Horse Powertrain, empresa dedicada ao desenvolvimento e produção de motores e transmissões. Aqui no Brasil, a ideia, como diz as próprias marcas, é “acelerar o desenvolvimento das marcas no mercado nacional”, com foco especial na transição para a mobilidade com emissões zero ou baixas emissões.

Geely EX5 – Foto: Divulgação

Os planos da parceria

Esse aporte inicial de R$ 3,8 bilhões é destinado principalmente ao Complexo Ayrton Senna, a tradicional fábrica na região de Curitiba (PR). De lá, hoje, saem Kwid, Kardian, Duster, Oroch, Boreal e Master, além de motores SCe e TCe. A planta é uma das maiores automotivas do país, e também vai fabricar carros da Geely.

1º Renault Boreal produzido na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR)
1º Renault Boreal produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) – Foto: Divulgação

Os planos deverão incluir, já no ano que vem, a produção de uma nova plataforma mecânica da Geely, batizada de “GEA”. Ela deverá comportar modelos de baixa emissão (híbridos) e também zero emissão (elétricos). Em seguida, ainda em 2026, virão dois carros inéditos da fabricante chinesa, já feitos na planta de Pinhais. Por último, também no próximo ano, um modelo atual da marca francesa deverá ser renovado. As grandes apostas vão para Duster ou Kwid.

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Fábrica da Renault no Paraná – Crédito: Divulgação

Já no ano seguinte, 2027, começará na unidade industrial paranaense a fabricação de uma plataforma eletrificada inédita da Renault, que também deverá servir para carros híbridos e elétricos. Por fim, em 2027, será a hora de lançar um produto novo da francesa, que pode indicar a chegada da Niagara, futura picape sucessora da Oroch.

Evento de anúncio

O evento para anunciar os investimentos contou com a presença do Vice-Presidente da República Geraldo Alckmin, do Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior, do CEO da marca francesa, Fabrice Cambolivedo vice-presidente senior Geely Holding GroupVictor Yang e do presidente e diretor geral da Renault-Geely do Brasil, Ariel Montenegro.