A Renault tem motivos para comemorar, afinal seu Kardian, SUV pequeno, obteve as tão sonhadas 5 estrelas nos testes de colisão do Latin NCap. A tal nota máxima, que diversas fabricantes almejam, vale para a linha 2026, e com isso ele se equivale ao VW Tera no nível de proteção aos ocupantes e pedestres. Até o momento, dentre os SUVs pequenos, só Kardian e Tera gabaritaram os testes do Latin NCap com as regras mais recentes. O Fiat Pulse, avaliado no fim de 2023, levou duas das cinco estrelas, enquanto o Citroën Basalt passou vergonha com nota zero em outubro.

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Renault Kardian 2026 em crash-test – Foto: divulgação

Kardian já foi testado pelo Latin NCap

Voltando ao Renault, essa não é a primeira vez que o modelo é colidido pela entidade para testar sua segurança. Da primeira vez, há pouco menos de 1 ano, ele obteve quatro das cinco estrelas possíveis, nota mais baixa que o Latin NCap atribuiu para a falta de maior segurança aos pedestres. Só que, nessa linha 2026, ele ganhou detecção de pessoas e ciclistas no sistema de frenagem autônoma de emergência, item que resolveu as falhas do passado.  

Renault Kardian 2026 em crash-test – Foto: divulgação

Níveis de segurança

De qualquer forma, o Kardian segue com 83% de proteção para motorista e passageiros adultos, os mesmos 83% para proteção de crianças, 84% no nível dos assistentes inteligentes de condução (ADAS) e 73% para proteção de pedestres. Essa última nota, no teste anterior, havia sido bem menor, de 48%. Então, de fato, as novas tecnologias do pacote ADAS fizeram a diferença. Demais notas? Inalteradas.  

Renault Kardian 2026 em crash-test – Foto: divulgação

Em 2024, o Kardian foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres, ESP (Teste do Alce), Frenagem Autônoma de Emergência na cidade, Frenagem Autônoma de Emergência interurbano e Sistemas de Assistência à Velocidade (SAS). Agora em 2025, o Latin NCAP avaliou o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência junto a pedestres, que obteve a pontuação máxima e cumpriu os requisitos de disponibilidade. 

Renault Kardian 2026 em crash-test – Foto: divulgação

Como ele se saiu?

Segundo o Latin NCap, o Kardian 2026 mostrou estrutura estável no impacto frontal, área dos pés instável, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do acompanhante. O impacto lateral mostrou um desempenho robusto graças aos airbags laterais de corpo e de cortina padrão, oferecendo proteção adequada para o peito e boa para o resto do corpo. O impacto lateral de poste mostrou proteção marginal para o peito do adulto, assim como a proteção contra o efeito chicote cervical. Já para as crianças, a proteção foi boa em geral. 

Renault Kardian 2026 em crash-test – Foto: divulgação

ADAS opcional em quase toda a linha

Vale lembrar que o Kardian 2026 é vendido por aqui por preços entre R$ 113,7 mil (versão Evolution MT6) e R$ 150 mil (Iconic DCT6). Em todas as configurações há 6 airbags, Isofix, ABS com EBD, ESP, TC, Hill Holder, aviso do uso de cinto de segurança para todos, e afins. Desde a Evolution com transmissão automática há pacote ADAS opcional por R$ 4,1 mil.