A Renault ficou empolgada com a pré-venda do Kwid totalmente pela internet, no ano passado, e trabalhou rapidamente, com a empresa de tecnologia SAP, para desenvolver um sistema que permite a compra total do carro pela internet, inclusive via smartphone. O consumidor só precisa escolher a concessionária onde vai retirar o carro. A plataforma, batizada de K-Commerce, foi apresentada hoje em São Paulo pelo presidente da Renault do Brasil, Luís Pedrucci. Para tornar o negócio completo, o K-Commerce incluiu as seguintes funcionalidades:

  • definição da forma de pagamento: à vista ou financiamento pelo Banco Renault;
  • aprovação on-line do financiamento;
  • pré-avaliação do seminovo pelo sistema AutoAvaliar, já utilizada por lojistas e concessionários;
  • emissão de boleto para pagamento;
  • acompanhamento do pedido pelo site e por e-mail.

O sistema começou a funcionar no dia 11 de janeiro e a primeira venda 100% online ocorreu às 2 horas da madrugada. No “Sprint 3”, que foi apresentado agora, o K-Commerce ganhou novo layout de cadastro, inclusão da quilometragem na pré-avaliação do usado e vídeo do passo a passo de compra de um Kwid. Segundo a Renault, mais de 5.100 vendas já foram realizadas nesse sistema, o que dá um percentual de 35% para as vendas totalmente online do modelo.