12/07/2018 - 13:51
Enquanto o Renault Kwid feito no Brasil se saiu melhor do que alguns concorrentes mais caros e obteve três de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP (leia mais aqui), o mesmo carro feito na Índia para o mercado da Indonésia zerou nos crash test do ASEAN NCAP, organização que avalia a segurança dos automóveis vendidos no Sudeste Asiático.
Sem contar com equipamentos como os freios ABS, Isofix, airbags laterais e frontal para o passageiro e a estrutura reforçada (todos presentes no carro brasileiro), o Kwid indiano forneceu proteção “pobre” ao tórax dos ocupantes dos assentos dianteiros nos impactos frontal e lateral.
Em 2016, o Kwid feito na Índia para o mercado local já havia tomado nota zero em uma avaliação do Global NCAP. Após o teste, o modelo passou a ser equipado com o airbag frontal para o motorista e foi testado novamente pelo órgão independente. Não adiantou muita coisa, já que o modelo da Renault garantiu apenas uma estrela adicional na proteção de ocupantes adultos.