26/01/2022 - 12:03
A Renault lançou a Master 2023, que apresenta novo visual, motorização e tecnologias. O modelo conta com as opções de Furgão, Chassis, Vitré e Minibus, além de três diferentes comprimentos e duas medidas com relação à altura do teto do veículo.
Novo visual
A Master recebeu um design frontal atualizado, com a grade e para-choque redesenhados, novos faróis, com luzes diurnas de rodagem em LED (DRL), e capô com a chamada assinatura “C-Shape”.
+ Ford lança 2 versões de motorhome com base na Transit
+ Nova Transit: Ford lança van no Brasil em cinco versões; Veja os detalhes
+ Peugeot e Citroën lançam furgões elétricos ë-Jumpy e e-Expert no Brasil
Por dentro, o volante é novo e tem teclas de acionamento do sistema de controle de cruzeiro, enquanto a manopla de câmbio possui acabamento em preto brilhante. O motorista conta com ajustes de altura da coluna da direção e de altura e inclinação de encosto e assentos.
O quadro de instrumentos tem uma tela de 3,5” de TFT, que abriga as funções do computador de bordo. No centro do painel, em posição central, é possível equipar o novo Master com uma central multimídia de 7” com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto e com TV digital integrada.
Potência
Outra novidade da Master está sob o capô, a nova geração do motor 2.3 dCi turbo de quatro cilindros. O propulsor oferece 136 cv de potência à 3.500 rpm (+6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm de torque à 1.500 rpm o que representa +16% a mais que o modelo anterior. Com isso, o modelo está até 30% mais econômico no uso urbano, segundo a Renault.
Tecnologia
O modelo tem um pacote de segurança ativa, como: Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Assistente de Partida em Rampas (HSA) e o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Master agrega também o Assistente de Tração de Reboque (TSM), sistema que detecta uma instabilidade em um reboque e, com auxílio do ESP e do TCS, estabiliza o conjunto; Assistente de Aderência Prolongada em Partida (EGD), que auxilia a arrancada em pisos de baixa aderência, ou com diferença de tração entre as rodas; e freios ABS com tecnologia de Auxílio à Frenagem de Urgência (AFU), que aumenta a pressão hidráulica do sistema de freios em situações de emergência e ainda aciona os pisca-alertas para evitar uma colisão traseira.
O Controle Adaptativo de Carga (LAC), outra novidade no modelo, detecta se o veículo está carregado e ajusta os parâmetros do ESP para aumentar a segurança em todos os cenários. Outro sistema inédito na Master é o Estabilizador de Vento Lateral (CWS).
Versões e preços
O modelo está disponível nas cores: Preto Nacré, Prata Etóile, Cinza Acier, Vermelho Vivo e Branco Glacier.
Veja abaixo as versões e preços da Master 2023:
Chassi Cabine: R$ 187.600
Principais equipamentos: ar quente, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica com regulagem de profundidade, retrovisores elétricos com dupla visão, travas e vidros elétricos. Airbag duplo, freios ABS com BAS, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS) e demais tecnologias de segurança.
Furgão (L1 H1): R$ 207.900
Gran Furgão (L2 H2): R$ 216.000
Extra Furgão (L3 H2): R$ 221.000
Principais equipamentos: Todos da versão Chassi Cabine, mais ar-condicionado e iluminação no compartimento de carga.
Vitré: R$ 225.600
Principais equipamentos: todos da versão Furgão, mais ar-condicionado com saídas traseiras.
Minibus Executive: R$ 281.300
Principais equipamentos: todos da versão Vitré, mais tacógrafo digital e bancos reclináveis para 15 passageiros + motorista, com cintos de segurança individuais.
Opcionais:
Pack Confort (apenas Chassi Cabine): ar-condicionado
Pack Luxo: multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
Pack Luxo Chassi: ar-condicionado, multimídia com tela de 7” touchscreen, com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto + TV digital, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, e faróis de neblina.
MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Nova placa preta é lançada oficialmente; veja quando entra em vigor
+ Preço da gasolina aumenta e pode chegar a quase R$ 8, diz ANP
+ IPVA SP 2022: veja quando começa o vencimento do desconto de 5%
+ Rodízio de veículos em SP está suspenso nesta segunda e terça; veja
+ Monstruosa Ram TRX 6×6 está sendo leiloada
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ CNH vencida: veja o grupo que precisa renovar o documento em janeiro
+ Leilão da Receita tem Ford Mustang e Dodge Dart a partir de R$ 5 mil
+ Scooters elétricas: confira 5 vantagens de apostar nesse modelo
+ Kombi elétrica: veja o que sabemos sobre a van em produção; assista
+ Transferência de veículos com IPVA a vencer pode virar realidade em SP
+ Volkswagen Gol vai virar SUV em 2023; veja a projeção