Apesar de andar meio esquecida na linha Renault, a picape Oroch segue firme e forte na missão de concorrer com Fiat Strada, VW Saveiro, Chevrolet Montana e, por que não, versões de entrada da Fiat Toro. Apesar dos seus quase 10 anos de mercado, com uma única reestilização promovida no começo de 2022, a picape do Duster pode ser interessante para quem busca espaço de SUV com caçamba grande.  

Renault Oroch – Crédito: Divulgação/Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

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Quanto custa uma Oroch?

Renault Oroch – Crédito: Divulgação/Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Seus preços variam entre R$ 126,7 mil pela versão de entrada Pro (como o próprio nome diz, para uso profissional), passando pela Intense intermediária (R$ 134,4 mil), até chegar na Iconic mais cara, hoje tabelada em R$ 140,8 mil. A Renault não disponibiliza opcionais para a Oroch, mas cobra R$ 800 pela cor branca, ou R$ 2 mil por outros tons metálicos (prata, cinza, vermelho e preto). A única cor gratuita é um tom de vermelho mais simples.  

Renault Oroch Pro – Foto: divulgação

Motorização da Oroch

A Oroch perdeu a opção do motor 1.3 turboflex há alguns meses. Agora, ela é sempre 1.6, e não traz outra opção de transmissão além da caixa manual. Ainda assim, seu motor 1.6 16v rende até 112 cv de potência, e torque total de 15,2 mkgf, aliado ao câmbio com seis marchas manuais, a mesma caixa que equipava o finado Sandero R.S. 

Renault Oroch Intense – Foto: divulgação

Com esse powertrain, a picape consegue aceleração de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 169 km/h, ambos dados com etanol. O consumo, de acordo com o Inmetro, é de 7,6 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada com etanol, ou então 11,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina. Um dos problemas está no seu tanque de combustível pequeno, de apenas 45 litros.  

Todas as versões contam com pneus 215/65 e rodas aro 16, caçamba com 683 litros e capacidade de carga de 680 litros. Além disso, a Oroch vem com sistema de suspensões independentes nas quatro rodas, e o eixo traseiro tem fixação multibraço. Apesar de não ser a concepção mais robusta, privilegia o conforto e a dirigibilidade. Os freios contam com discos nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras. 

Caçamba Oroch – Foto: Lucca Mendonça

Equipamentos de série da Renault Oroch

Quanto aos equipamentos de série, a versão Pro oferece protetor de caçamba, cabine dupla (quatro portas), volante multifuncional, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, pré-disposição para rádio, piloto automático com limitador de velocidade, modo Eco de condução, computador de bordo, rodas de aço com calotinhas centrais e afins.  

Renault Oroch Pro – Foto: divulgação

A Intense, intermediária, inclui na lista rodas de liga-leve pintadas de cinza, barras de teto, faróis de neblina, retrovisores elétricos, chave canivete, multimídia de 8” com conexões sem fio, vidros elétricos nas quatro portas e sensores de estacionamento traseiros. Na topo de linha Iconic, o pacote soma rodas diamantadas, bancos com revestimento especial, volante em couro sintético, sensores de chuva e crepuscular, ar digital automático e regulagem de lombar no banco do motorista, principalmente.   

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A picape conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem, e está em promoção até o início de outubro: a versão Pro está saindo por R$ 114,6 mil (bônus de aproximadamente R$ 12 mil), a Intense passa a custar R$ 120,6 mil (menos R$ 14 mil), e a Iconic pode ser encontrada por R$ 131,7 mil (redução de quase R$ 9 mil). Essas ofertas são nacionais e duram até dia 6/10.  

Renault Oroch Iconic – Foto: divulgação