26/11/2021 - 16:18
A Renault desenvolveu, em parceria com o design hub TheArsenale, um show car futurista: o Air4. O modelo é uma reinterpretação do 4L, como parte das comemorações do 60º aniversário do carro. O Renault 4L se tornou um ícone da marca, com mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, durante seus 30 anos de vida ativa. O 4 original era um carro simples, produzido entre 1961 e 1992.
Segundo os desenvolvedores, o chamado “Air4” foi criado feito para enfrentar as dificuldades enfrentadas com os congestionamentos e aproveitar o espaço livre disponível no céu.
+ Carro voador do Senna: empresas desenvolvem conceito
+ Carro voador: Embraer vai testar rota no Rio em novembro
+ Startup chinesa revela visual de conceito de carro voador; veja
Totalmente produzido com fibra de carbono, o veículo mantém as mesmas linhas e volumes que o 4L original, mas oferece novas capacidades dinâmicas. A rigidez foi completamente revista, incluindo novos conceitos como empuxo ou sustentação, o que exigiu horas de cálculos e testes. Graças a técnicas de design generativo e inteligência artificial, os engenheiros do estúdio TheArsenale testaram vários terabytes de dados para melhorar e afinar as ideias dos designers antes mesmo de iniciar os primeiros testes no mundo real.
“Após um ano inteiro de comemorações, queríamos criar algo fora do convencional para encerrar belamente as celebrações do 60º aniversário do 4L”, explica Arnaud Belloni, diretor global de Marketing da marca Renault, em nota divulgada.
E completa: “esta parceria com TheArsenale aconteceu de forma natural. O show car AIR4 voador é totalmente inovador, representando como poderia ser este ícone daqui a 60 anos”.
Motor e velocidade
Para se mover, o Air4 utiliza quatro hélices duplas, posicionadas de cada lado do veículo. O chassi está localizado no centro da longarina e o condutor pode entrar na cabine utilitária levantando o chassi redesenhado do Renault 4, que é fixado na parte da frente.
O Air4 é alimentado por baterias de lítio-polímero de 22.000 amperes-horas, que geram uma potência total de quase 45.000 mAh. O veículo pode atingir uma velocidade máxima horizontal de 93,6 km/h, com uma inclinação de 45° durante o voo e até 70° de inclinação máxima.
Ele pode voar até 700 m de altitude com uma velocidade de decolagem de 50 km/h, limitada a 14 km/h por questões de segurança, com velocidade na aterrissagem de 10,8 km/h. O Air4 oferece um empuxo vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.
O Air4 foi imaginado, projetado, desenvolvido e montado na França, no Sophia Antipolis, parque tecnológico europeu localizado na região de Côte d’Azur.
Estreia mundial
Após sua apresentação digital nesta sexta-feira (26), o Air4 será exibido ao público a partir da próxima segunda-feira até o fim do ano, no Atelier Renault, localizado no coração de Paris, na Avenida Champs-Élysées, lado a lado com outras versões históricas do Renault 4.
No início de 2022, o Air4 pousará em solo americano, começando por Miami e seguindo para Nova Iorque, antes de fazer uma escala em Macau.
Assista abaixo ao vídeo de divulgação:
https://vimeo.com/650378912?embedded=true&source=video_title&owner=120983013MAIS NA MOTOR SHOW:
+ Eletricz lança bike elétrica no Brasil com até 160 km de autonomia
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ App 99 oferece aluguel do kit de conversão de gás (GNV) para motoristas; veja como se inscrever
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Leilão oferta picape Chevrolet C14 de 1972 com 11 mil km
+ Honda começa a pré-venda da 5ª geração do City; veja preços e versões
+ Nova lei entra em vigor e tem alterações para motoristas de transportes
+ IPVA zero para motos até 150 cc é aprovado em Comissão
+ Avaliação: Jeep Commander é, sim, um Compass aumentado (e não há problema nenhum nisso)
+ Shineray lança 3 scooters elétricas no Brasil com autonomia de até 80 km
+ Range Rover Evoque volta a ser produzido no Brasil; veja os preços
+ Veículos com placas terminadas em 9 devem ser licenciados até terça (30)