A Renault revelou o seu mais novo SUV compacto para o mercado brasileiro, trata-se do Kardian. Ele marca mais uma etapa no plano estratégico chamado de “Renaulution”.  O modelo inédito é o primeiro de uma futura gama de veículos da marca por aqui.

Ele será oferecido primeiro para a América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa. A expectativa é que ele comece a ser produzido no ano que vem em São José dos Pinhais (PR) e desembarque no Brasil em março de 2024.

Visual

O visual exibe a frente com a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa, com faróis afilados e capô vincado. As rodas são diamantadas de 17 polegadas e o veículo conta com barras de teto.

Renault Kardian – Crédito: Divulgação

Atrás, o teto é recurvado e o vidro traseiro inclinado. Os ombros são mais marcados e conferem uma sensação ainda maior de robustez.

Renault Kardian – Crédito: Divulgação

Na fita métrica, o SUV conta com 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. O volume do porta-malas do Kardian possui 358 dm3 VDA (410 litros). Para citar, ele é levemente menor que um T-Cross 4,19 m (c), 1,76 mm (l) e 1,59 (a).

Renault Kardian – Crédito: Divulgação

O Kardian será comercializado em cinco tons de carroceria: branco Glacier, cinza Etoile, cinza Cassiopée, preto Nacré e a inédita cor laranja Energie, com o teto preto em dois tons.

+ Renault supera expectativa de receita no 3º trimestre, mas ação cai em Paris
+ Novo Renault Kangoo elétrico desembarca no Brasil; veja os detalhes

Assinatura luminosa

Um dos destaques é a assinatura luminosa, que apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de LED. O módulo inferior também apresenta faróis “full LED”.

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C, associadas ao design do porta-malas e à antena tubarão.

Interior

O habitáculo conta com o console mais alto, com capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio.

A alavanca de marchas é do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames. O freio de estacionamento é elétrico.

PreviousNext

O painel de instrumentos é digital de 7 polegadas, enquanto a central multimídia com tela de 8 polegadas oferece oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras – o ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia. O sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio.

Os bancos são forrados com um tecido em dégradé de laranja. No painel, os pespontos na cor laranja e a faixa decorativa remetem a este universo de cores vibrantes por meio do uso do couro sintético, mesmo material encontrado nos adornos aplicados nas portas frontais.

Segurança

Para a segurança, a Renault colocou seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão. A lista engloba também controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão frontal.

Motorização

Sob o capô, o Kardian é equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, que será fabricado aqui no Brasil. Ele entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC. São três modos de condução: Eco, Sport e MySense. O sistema também conta com Stop & Start.

Renault Kardian – Crédito: Divulgação