A Renault apresentou nesta quarta-feira (24), em Campinas (SP), a linha 2020 dos hatch Logan, do sedã Sandero e do aventureiro Stepway. Os três modelos ganharam mudanças discretas no design externo, no interior e na lista de equipamentos. E na mecânica, embora não mudem os motores, há enfim um câmbio automático de verdade – tipo CVT – que vem sempre acompanhado de suspensão elevada. Os preços partem de R$ 46.990 no caso do Sandero e de R$ 50.490 no do Logan, enquanto o Stepway começa em R$ 61.190. Já aceleramos o Renault Sandero Intense CVT (confira aqui a avaliação) e também o Logan Iconic CVT (confira aqui a avaliação).
A família de “compacto-médios”, que ainda inclui o SUV Duster (que também muda em breve; leia aqui) foi pioneira. Com origem na romena “low-cost” Dacia, os modelos primeiro ganharam a França e Europa, depois o Brasil – aqui com o logo da Renault, já que ninguém sabia quem era Dacia. Hoje formam a família mais vendida de todo o Grupo Renault no mundo. O segredo: economizando no design e construção, oferecer mais espaço e porta-malas, por um preço de compacto (ou até menos).
Agora, de olho no interesse crescente do mercado por modelos automáticos, aposenta seu (péssimo) câmbio automatizado Easy´R e põe no lugar o (bom) CVT da “aliada” Nissan, que já era usado nos SUVs Duster e Captur e na picape Oroch. Sandero e Logan, quando equipados com transmissão CVT, ganham rodas aro 16, molduras plásticas nas laterais e suspensões com maior altura. Mudança que foi necessária devido ao câmbio maior e que elevou de 140 mm para 145 mm o vão livre dos carros automáticos. Somente o Stepway manual tem a altura em relação ao solo de 185 mm.
No design exterior, o Renault Sandero ganhou traseira com lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas e dianteira com assinatura de LED e para-choque redesenhado, além de grade com cromados e emblema maior. Dentro da cabine, bancos mais largos, melhorias ergonômicas e, enfim, conexão com Android Auto e Apple CarPlay. As mudanças na dianteira e internas são as mesmas no sedã Logan.
Já a versão aventureira, chamado só de Renault Stepway, ganha para-choque com apliques cromados e “skis” frontais e traseiros, lanternas com máscara negra e rodas diamantadas de 16”. A cabine tem a assinatura Stepway em baixo relevo e uma inscrição 3D nos bancos, enquanto o rack de teto levar 80 quilos.
Enquanto isso, o esportivo Sandero R.S. 2.0 tem novas rodas aro 17 diamantadas (inspiradas nas do Mègane R.S.), pinças de freio vermelhas e aerofólio preto. Na cabine, teto escurecido e bancos esportivos com detalhes vermelhos. O motor 2.0 aspirado casado ao câmbio manual de seis marchas tem 150 cv e 20,9 kgfm.
VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS
SANDERO E LOGAN
Life 1.0 (Sandero: R$ 46.990 / Logan: R$ 50.490) De série: airbags laterais, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, luzes diurnas de LED, rodas de aço de 15 polegadas.
Zen 1.0 (Sandero: R$ 49.990 / Logan: R$ 53.490) De série: os mesmos da Life, mais central multimídia Media Evolution, comando satélite do sistema de som, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista com ajuste de altura, coluna de direção regulável em altura, computador de bordo, alarme e vidros elétricos do tipo um toque.
Zen 1.6 (Sandero: R$ 55.990 / Logan: R$ 59.490) De série: os mesmos da Zen 1.0, mais sistema start-stop.
Zen CVT (Sandero: R$ 62.990 / Logan: R$ 66.490) De série: todos os itens da Zen 1.6 manual, mais controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de aço de 16 polegadas, suspensão elevada e molduras nas caixas de roda.
Intense CVT (Sandero: R$ 65.490 / Logan: R$ 68.990) De série: todos os itens da Zen CVT, mais rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros e retrovisores com comando elétrico, controlador e limitador automático de velocidade.
Logan Iconic CVT (R$ 71.090) De série: todos os itens da Intense, mais bancos de couro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis
Sandero R.S. 2.0 (R$ 69.690) De série: todos os itens da Zen manual, mais assistente de partida em rampas (HSA); controle eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado automático, câmera de ré, retrovisores elétricos, vidros traseiros elétricos, controlador e limitador automáticos de velocidade e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta diamantadas.
STEPWAY
Zen 1.6 (R$ 61.190) De série: airbags laterais, Isofix, luzes diurnas de LED, rádio com conexão USB, vidros dianteiros elétricos do tipo um toque, sensor de estacionamento traseiro, alarme, computador de bordo, rodas de aço de 16 polegadas e sistema start-stop.
Intense CVT (R$ 70.990) De série: os mesmos da 1.6 Zen, mais central multimídia Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros e retrovisores elétricos, controlador e limitador automáticos de velocidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Iconic CVT (R$ 73.090) De série: os mesmo da Intense CVT, mais bancos de couro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.