A Renault apresentou nesta quarta-feira (24), em Campinas (SP), a linha 2020 dos hatch Logan, do sedã Sandero e do aventureiro Stepway. Os três modelos ganharam mudanças discretas no design externo, no interior e na lista de equipamentos. E na mecânica, embora não mudem os motores, há enfim um câmbio automático de verdade – tipo CVT – que vem sempre acompanhado de suspensão elevada. Os preços partem de R$ 46.990 no caso do Sandero e de R$ 50.490 no do Logan, enquanto o Stepway começa em R$ 61.190. Já aceleramos o Renault Sandero Intense CVT (confira aqui a avaliação) e também o Logan Iconic CVT (confira aqui a avaliação).
A família de “compacto-médios”, que ainda inclui o SUV Duster (que também muda em breve; leia aqui) foi pioneira. Com origem na romena “low-cost” Dacia, os modelos primeiro ganharam a França e Europa, depois o Brasil – aqui com o logo da Renault, já que ninguém sabia quem era Dacia. Hoje formam a família mais vendida de todo o Grupo Renault no mundo. O segredo: economizando no design e construção, oferecer mais espaço e porta-malas, por um preço de compacto (ou até menos).
Agora, de olho no interesse crescente do mercado por modelos automáticos, aposenta seu (péssimo) câmbio automatizado Easy´R e põe no lugar o (bom) CVT da “aliada” Nissan, que já era usado nos SUVs Duster e Captur e na picape Oroch. Sandero e Logan, quando equipados com transmissão CVT, ganham rodas aro 16, molduras plásticas nas laterais e suspensões com maior altura. Mudança que foi necessária devido ao câmbio maior e que elevou de 140 mm para 145 mm o vão livre dos carros automáticos. Somente o Stepway manual tem a altura em relação ao solo de 185 mm.
No design exterior, o Renault Sandero ganhou traseira com lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas e dianteira com assinatura de LED e para-choque redesenhado, além de grade com cromados e emblema maior. Dentro da cabine, bancos mais largos, melhorias ergonômicas e, enfim, conexão com Android Auto e Apple CarPlay. As mudanças na dianteira e internas são as mesmas no sedã Logan.
Já a versão aventureira, chamado só de Renault Stepway, ganha para-choque com apliques cromados e “skis” frontais e traseiros, lanternas com máscara negra e rodas diamantadas de 16”. A cabine tem a assinatura Stepway em baixo relevo e uma inscrição 3D nos bancos, enquanto o rack de teto levar 80 quilos.
Enquanto isso, o esportivo Sandero R.S. 2.0 tem novas rodas aro 17 diamantadas (inspiradas nas do Mègane R.S.), pinças de freio vermelhas e aerofólio preto. Na cabine, teto escurecido e bancos esportivos com detalhes vermelhos. O motor 2.0 aspirado casado ao câmbio manual de seis marchas tem 150 cv e 20,9 kgfm.