PreviousNext

Lançada em 2012, essa geração da Ranger chega a uma importante reestilização de meia vida. Afinal, a concorrência não está para brincadeira: no fim do ano passado a Toyota Hilux chegou em geração totalmente nova, e ainda esse ano veremos a atualização da Chevrolet S10 e a também nova geração da Nissan Frontier, entre outras novidades.

Para responder a esses novos desafiantes, a Ford começa a vender já agora em maio a linha 2017 da Ranger. De longe, dá para ver que a dianteira é nova (grade, faróis, para-choque), enquanto a traseira não mudou quase nada. As principais novidades, porém, estão no interior redesenhado – com central multimídia enfim adequada a um veículo desse valor e painel com telas configuráveis (ambos herdados do sedã Fusion, de série nas versões XLT e Limited) – além de uma lista de equipamentos mais completa desde as versões básicas e com itens exclusivos na topo de linha. Para completar as mudanças, o motor 3.2 turbodiesel recebeu retoques para ficar mais econômico e a direção hidráulica deu lugar a uma elétrica.

Por conta das mudanças, os preços subiram. Agora partem de R$ 99.500, chegando a R$ 179.990 na versão topo de linha Limited 4×4 a diesel, cuja avaliação você já confere clicando aqui. A pré-venda está aberta a partir deste sábado (9) somente para os atuais proprietários do modelo, que terão direito a um desconto de 11% na compra da nova Ranger.

No total, são sete configurações, com os conhecidos – mas aprimorados – motores 2.5 flex de 168/173 cv (agora sem tanquinho de partida a frio) e a diesel 2.2 de 160 cv (eram 150 cv) ou 3.2 de 200 cv. Não há mais opção cabine simples, mas estreia a opção 2.2 com câmbio automático. Enquanto as Ranger Flex têm sempre tração 4×2 e câmbio manual de cinco marchas, as movidas a diesel são sempre 4×4 e têm câmbio manual de seis marchas (2.2) ou transmissão automática (2.2 e 3.2), também de seis velocidades (a Toyota Hilux é a única rival que costuma ter motor flex com 4×4 e/ou caixa automática). Os detalhes das versões, com preços (novos e antigos) e lista de equipamentos, você vê abaixo.

Vale notar que mesmo as versões mais básicas têm sete airbags, isofix para cadeirinhas infantis, controle de tração e estabilidade (ESP), auxílio de partida em rampas e, nas versões a diesel, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante. E entre os itens até então inéditos no segmento estão o ACC (piloto automático adaptativo, que mantém automaticamente a distância do carro à frente), o alerta de colisão (sonoro/visual, com pré-ativamento dos freios), o monitor de pressão dos pneus e o assistente de faixa (treme o volante a até puxa o carro de volta à faixa de rolagem se o motorista se distrair).

Os serviços pós-venda também melhoraram. A garantia passou de três para cinco anos e as revisões continuam ocorrendo a cada 10.000 km, mas quem roda pouco agora têm a vantagem de ser obrigado a fazer a primeira só com um ano – e não mais com apenas seis meses. Assim, na ponta do lápis, o custo das revisões (da 3.2) até 30.000 km ou três anos caiu 34% (de R$ 3.740 para R$ 2.464).

VERSÕES, PREÇOS E EQUIPAMENTOS

MOTOR 2.5 FLEX (sempre cabine dupla, somente 4×2)
XLS: R$ 99.500 (era R$ 91.900)
Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista, controles de tração e de estabilidade (ESP), assistente de saída em rampas, isofix, três apoios de cabeça traseiros e cinto traseiro central de três pontos, central multimídia Sync básico (tela colorida de 4,2”, CD/MP3-player, entradas USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante, AppLink), assistência de emergência, vidros, retrovisores e travas elétricas, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 (All Season na flex e All Terrain na diesel), faróis de neblina, computador de bordo, piloto automático e chave canivete com controle remoto, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante com ajuste de altura, apoios de cabeça com regulagem de altura, console central com apoio de braço e porta-objetos, console de teto com porta-óculos, porta-objetos sob o banco traseiro e três pontos de força 12 V, ganchos de reboque dianteiro e traseiro, ganchos internos e iluminação na caçamba, aviso de faróis acesos, limitador de velocidade, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas, alarme volumétrico e tampa da caçamba com chave.

XLT: R$ 109.500 (era R$ 101.900)
Todos os itens XLS mais: Sync completo (navegação, tela sensível ao toque de 8″, comandos de voz em português para áudio/telefone, conexão bluetooth, duas entradas USB, controles no volante e quatro alto falantes e dois tweeters), estribos laterais, santantônio tubular e itens cromados (grade do radiador, grade do para-lama, faróis, capas dos retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro), ar-condicionado automático digital bizone, bancos/volante em couro, sensor de estacionamento traseiro, monitor de pressão dos pneus, chave programável MyKey, painel com telas de 4” configuráveis, console central com compartimento climatizado, descansa-braço traseiro, faróis com ajuste de altura, retrovisores com repetidor de seta e rebatimento elétrico, abertura e fechamento global das portas e vidros, roda 17” escurecida.

LIMITED: R$ 118.500 (era R$ 117.500)
Será lançada apenas mais adiante

MOTORES A DIESEL (sempre 4×4)
XLS 2.2: R$ 129.900 (era R$ 126.990)
Todos os itens da XLS Flex e mais: tração 4×4, diferencial traseiro blocante e protetor do cárter e tanque, controle de velocidade em descidas

XLS 2.2 AT: R$ 142.900 (não existia)
Todos os itens da XLS 2.2 e mais: câmbio automático

XLT 3.2 AT: R$ 166.900 (era R$ 153.990)
Mesmos itens da XLT flex e mais: tração 4×4, diferencial traseiro blocante, protetor do cárter e tanque e controle de velocidade em descidas.

LIMITED 3.2 DIESEL AT: R$ 179.900 (era R$ 163.990)
Mesmos itens da XLT 3.2 AT e mais: piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, bancos em couro com ajuste elétrico (motorista), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, protetor de caçamba, capota marítima, rodas de liga-leve 18″, pneus 265/60 R18, faróis com projetores e acabamento cromado, santantônio estilizado, bagageiro de teto.