Carrocerias verdadeiras usadas em corridas de Fórmula 1 muitas vezes são leiloadas após o fim de algumas temporadas, a ação já se tornou comum para colecionadores de artigos do esporte. Porém, uma réplica em tamanho real chamou a atenção dos fãs por ter sido leiloada por cerca de 62 mil dólares (cerca de R$ 352 mil) no site SBX Cars no ano passado.

O carro em questão é uma reconstrução de uma Ferrari de 2016 (Ferrari SF16-H), pilotada por Sebastian Vettel na época. Apesar dos detalhes fiéis ao automóvel utilizado nove anos atrás cativar os amantes da categoria, o que chocou os consumidores é que o carro é “falso”.

PreviousNext

+ F-150 e Maverick inauguram linha de picapes off-road da Ford no Brasil

+ FIA confirma GM como nova fornecedora de motores da Fórmula 1 a partir de 2029

Sem motor ou outras peças necessárias para seu funcionamento real, a réplica que só possui efeito decorativo tem valor similar à um carro de luxo zero funcional.

O objeto conta com uma carroceria de fibra de carbono e fibra de vidro, pneus da marca Pirelli, rodas OZ Racing e a pintura do carro número cinco comandado por Vettel. Além disso, há um cockpit, assento fixo e cintos de segurança utilizado em etapas antigas.

A prática de ter carros da F1 como decoração principal de apartamentos já era observada em diversas personalidades conhecidas. O brasileiro Ricardo Zonta, por exemplo, ganhou seu antigo Toyota após ambos deixarem a categoria. Atualmente, o item especial que já rodou pelas pistas do automobilismo fica exposto em sua casa no Brasil sem o motor original.