As montadoras fecharam as vendas de carros no primeiro semestre e pouca coisa pode ser comemorada. Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, a queda no licenciamento de automóveis de passeio e comerciais leves foi de 25,1% (de 1.271.999 para 952.264). Pelos números da Anfavea, só um fabricante de grande volume cresceu: Hyundai Brasil (1,4%), chegando a 78.904 emplacamentos. Mas a marca perde se forem descontados os 25,3% negativos da Hyundai Caoa. Entre os fabricantes de médio volume, a boa surpresa foi a Peugeot (4,6%), atingindo 12.513 vendas. Entre as marcas de baixo volume, duas cresceram: Jaguar (73,6%) e Lexus (9,9%), chegando a 335 e 211 carros comercializados, respectivamente.

Entre os carros a situação é diferente. A Chevrolet tem muito a comemorar. Faltaram apenas 301 licenciamentos para ela atingir a soma de 100 mil carros vendidos da família Onix/Prisma. O hatch vendeu 68.535 unidades e o sedã emplacou 31.164. Isso fez com que a dupla da Chevrolet disparasse no ranking das famílias, pois quase dobrou sua distância em relação à família Palio (formada pelos Fiat Palio, Siena, Weekend e Strada). Em apenas dois meses, a distância entre a família Onix e a família Palio passou de 8.901 para 16.485.

Isso explica por que a Chevrolet está cada vez mais folgada nos rankings de automóveis de passeio e no total do mercado (somando com os comerciais leves). Entretanto, a Fiat mantém-se na dianteira dos comerciais. E boa parte desse mérito é da picape Toro, que teve um desempenho espetacular nos últimos dois meses.

Apesar de concorrer sozinha com alguns carros que contabilizam as vendas de hatches, sedãs, peruas, monovolumes e SUVs, a Toro passou da 29ª para a 18ª posição. Suas 15.743 vendas já a colocam na frente, por exemplo, do Ford EcoSport, dos Honda Fit, Civic e City e das famílias Chevrolet S10/Trailblazer e Ford Fiesta/Fiesta Sedan.

O Fiat Mobi também subiu bastante em relação ao estudo de abril (da 46ª para a 30ª posição), mas porque tinha acabado de ser lançado na pesquisa anterior. Não é relevante. Digno de nota, isso sim, é o avanço do Toyota Etios, que apenas roubou o nono lugar do VW Fox, mas abriu sobre ele uma vantagem de 2.507 carros (estava 364 atrás).

Como se sabe, as pessoas olham para um Onix ou Prisma, para um VW Gol ou Voyage, como carros diferentes. Para as montadoras, porém, eles são a mesma coisa. Apenas têm uma parte da carroceria diferente. Por isso, o ranking de famílias tem grande importância para análise do mercado. É por meio dele que podemos verificar que a família Palio ainda está à frente da família HB20, pois a Fiat tem hatch, sedã, perua e picape, enquanto a Hyundai tem apenas hatch e sedã.

CONFIRA AS VENDAS DOS CARROS POR FAMÍLIAS   Jan-Jun 2016
MODELOHATCHSEDÃPERUA OU MONOVOLUMESUVPICAPE OU FURGÃOTOTAL
CHEVROLET ONIX68.53531.16499.699
FIAT PALIO31.96118.7283.61628.90983.214
HYUNDAI HB2055.92222.97978.901
VW GOL32.48912.13219.30063.921
FORD KA34.57110.36844.939
RENAULT SANDERO26.4159.79736.212
TOYOTA COROLLA31.89131.891
HONDA     HR-V30.88230.882
TOYOTA ETIOS16.71413.72030.434
VW FOX26.5021.42527.927
JEEP RENEGADE25.69825.698
FIAT UNO18.3534.89623.249
TOYOTA HILUX5.08116.98822.069
CHEVROLET COBALT11.03710.19421.231
VW UP20.29820.298
RENAULT DUSTER12.0796.54518.624
NISSAN MARCH8.9629.53118.493
FIAT TORO15.74315.743
HONDA FIT13.55213.552
FORD ECOSPORT12.51812.518
CHEVROLET S1049610.56811.064
FORD FIESTA7.8651.2539.118
HONDA CIVIC8.6078.607
HONDA CITY8.3958.395
CHEVROLET CORSA8.2958.295
RENAULT CLIO8.2028.202
VW GOLF3.8523.6646198.135
FORD RANGER6.8366.836
HYUNDAI TUCSON6.7816.781
FIAT MOBI6.3856.385
CITROËN C36.1296.129
FIAT PUNTO5.0189485.966
CHEVROLET CRUZE2.1093.8095.918
CHEVROLET TRACKER5.5265.526
FORD FOCUS3.3792.0525.431
VW AMAROK5.4105.410
PEUGEOT 2085.1645.164
PEUGEOT 20085.0865.086
HYUNDAI IX354.8594.859
CHEVROLET MONTANA4.7784.778
MITSUBISHI L2004.5704.570
NISSAN SENTRA4.1814.181
FIAT DOBLÒ3.2905953.885
CITROEN C3 PICASSO3.3883.388
RENAULT MASTER3.3113.311
FIAT IDEA1.8881.888