15/01/2018 - 7:00
Desde 2015 a Jeep vem tentando desbancar a Honda da liderança do segmento de SUVs. Tentou dois anos seguidos com o Renegade, mas em ambas perdeu para o HR-V. Em 2017, na terceira tentativa, dessa vez com o Compass, a Jeep conseguiu. Assim, o Jeep Compass terminou a temporada como o SUV mais vendido do Brasil, registrando 49.187 emplacamentos, contra 47.775 do Honda HR-V, segundo o ranking da Fenabrave.
Mas não é só isso. O Compass também está arrebentando quando o assunto é o varejo eletrônico. Embora ainda perca para o HR-V no varejo tradicional (42.693 emplacamentos para o Honda contra 31.009 para o Jeep), o Compass explodiu no varejo eletrônico. Por varejo eletrônico entenda a busca por carros na internet. O blog REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL pediu ao site Mercado Livre uma pesquisa exclusiva e traz os resultados. Somente no segundo semestre do ano passado, o crescimento do Jeep Compass foi de incríveis 295%.
Com essa alta, o Compass entrou na lista dos 10 carros mais procurados no Mercado Livre, desbancando o Chevrolet Tracker, o que demonstra que é realmente o SUV mais desejado do momento, crescendo cinco posições no ranking semestral do site de compras eletrônicas.
É interessante observar que o ranking do Mercado Livre não tem o imediatismo dos levantamentos da Fenabrave, que afere os licenciamentos atuais, mas traz um reflexo da imagem positiva que um carro deixou ao longo de anos em seu segmento. Dessa forma, o Toyota SW4, o Ford EcoSport e o Hyundai Tucson ocupam as três primeiras posições nas buscas por SUVs no Mercado Livre. Isso apesar de ocuparem, atualmente, a 10ª posição, a sexta posição e a 15ª posição no ranking da Fenabrave.
A subida do Compass (ganhou cinco posições) e a queda do Tracker (perdeu uma) foram as únicas modificações registradas nas dez primeiras posições do ranking. Do 11º ao 15º lugar também houve trocas de posição. E o destaque foi a queda do HR-V. Isso não quer dizer que o carro seja ruim (é um ótimo carro e pude comprovar isso rodando quase 1.500 km com um durante as festas de Natal e Ano Novo), mas sim a tendência de procura de cada modelo e seu legado no mercado de usados. Confira abaixo o ranking do Mercado Livre.
POS. | JAN-JUN | JUL-DEZ | VAR. |
1 | Toyota SW4 | Toyota SW4 | 0 |
2 | Ford EcoSport | Ford EcoSport | 0 |
3 | Hyundai Tucson | Hyundai Tucson | 0 |
4 | Kia Sportage | Kia Sportage | 0 |
5 | Honda CR-V | Honda CR-V | 0 |
6 | Hyundai Santa Fe | Hyundai Santa Fe | 0 |
7 | Hyundai ix35 | Hyundai ix35 | 0 |
8 | Renault Duster | Renault Duster | 0 |
9 | Jeep Renegade | Jeep Renegade | 0 |
10 | Chevrolet Tracker | Jeep Compass | +5 |
11 | Honda HR-V | Chevrolet Tracker | -1 |
12 | Fiat Freemont | Mitsubishi Outlander | +2 |
13 | Mitsubishi ASX | Fiat Freemont | -1 |
14 | Mitsubishi Outlander | Honda HR-V | -3 |
15 | Jeep Compass | Mitsubihi ASX | -2 |
Mais do que as trocas de posição, o que mais chamou atenção no estudo que pedimos ao site Mercado Livre foi a diferença no crescimento das buscas de cada carro. Percentualmente, os 10 SUVs que mais cresceram foram os seguintes, pela ordem: Jeep Compass (295%), Fiat Freemont (29%), Toyota SW4 (28%), Hyundai ix35 (26%), Volkswagen Tiguan (26%), Mitsubishi ASX (26%), Jeep Renegade (24%), Honda HR-V (20%), Kia Sportage (20%) e Mitsubishi Outlander (19%).
Outros modelos
Em relação aos novos hatchbacks (Renault Kwid, Fiat Argo e Volkswagen Polo) perante o campeão brasileiro de vendas (Chevrolet Onix), o Mercado Livre fez uma apuração comparativa dos meses de outubro e novembro de 2017. O Argo, com 27%, teve o maior crescimento. Em seguida aparece o Polo, com 2%. O Kwid, em função de problemas que levaram à paralisação temporária de suas vendas, caiu 1%. Já o Onix recuou 8%. São números que dão margem a interpretações para o futuro do mercado brasileiro de automóveis.