Jeep Compass explode nas buscas do Mercado Livre e sobe 295% em apenas um semestre

O SUV mais vendido do País rouba o lugar do Honda HR-V no ranking dos 10 carros mais procurados no varejo eletrônico

Jeep Compass em excelente fase: além de ser o SUV mais vendido do Brasil, teve um crescimento de 295% nas buscas do site Mercado Livre. Foto: FCA Press

Desde 2015 a Jeep vem tentando desbancar a Honda da liderança do segmento de SUVs. Tentou dois anos seguidos com o Renegade, mas em ambas perdeu para o HR-V. Em 2017, na terceira tentativa, dessa vez com o Compass, a Jeep conseguiu. Assim, o Jeep Compass terminou a temporada como o SUV mais vendido do Brasil, registrando 49.187 emplacamentos, contra 47.775 do Honda HR-V, segundo o ranking da Fenabrave.


Mas não é só isso. O Compass também está arrebentando quando o assunto é o varejo eletrônico. Embora ainda perca para o HR-V no varejo tradicional (42.693 emplacamentos para o Honda contra 31.009 para o Jeep), o Compass explodiu no varejo eletrônico. Por varejo eletrônico entenda a busca por carros na internet. O blog REPÚBLICA DO AUTOMÓVEL pediu ao site Mercado Livre uma pesquisa exclusiva e traz os resultados. Somente no segundo semestre do ano passado, o crescimento do Jeep Compass foi de incríveis 295%.

Com essa alta, o Compass entrou na lista dos 10 carros mais procurados no Mercado Livre, desbancando o Chevrolet Tracker, o que demonstra que é realmente o SUV mais desejado do momento, crescendo cinco posições no ranking semestral do site de compras eletrônicas.

É interessante observar que o ranking do Mercado Livre não tem o imediatismo dos levantamentos da Fenabrave, que afere os licenciamentos atuais, mas traz um reflexo da imagem positiva que um carro deixou ao longo de anos em seu segmento. Dessa forma, o Toyota SW4, o Ford EcoSport e o Hyundai Tucson ocupam as três primeiras posições nas buscas por SUVs no Mercado Livre. Isso apesar de ocuparem, atualmente, a 10ª posição, a sexta posição e a 15ª posição no ranking da Fenabrave.

A subida do Compass (ganhou cinco posições) e a queda do Tracker (perdeu uma) foram as únicas modificações registradas nas dez primeiras posições do ranking. Do 11º ao 15º lugar também houve trocas de posição. E o destaque foi a queda do HR-V. Isso não quer dizer que o carro seja ruim (é um ótimo carro e pude comprovar isso rodando quase 1.500 km com um durante as festas de Natal e Ano Novo), mas sim a tendência de procura de cada modelo e seu legado no mercado de usados. Confira abaixo o ranking do Mercado Livre.

POS. JAN-JUN JUL-DEZ VAR.
1 Toyota SW4 Toyota SW4 0
2 Ford EcoSport Ford EcoSport 0
3 Hyundai Tucson Hyundai Tucson 0
4 Kia Sportage Kia Sportage 0
5 Honda CR-V Honda CR-V 0
6 Hyundai Santa Fe Hyundai Santa Fe 0
7 Hyundai ix35 Hyundai ix35 0
8 Renault Duster Renault Duster 0
9 Jeep Renegade Jeep Renegade 0
10 Chevrolet Tracker Jeep Compass +5
11 Honda HR-V Chevrolet Tracker -1
12 Fiat Freemont Mitsubishi Outlander +2
13 Mitsubishi ASX Fiat Freemont -1
14 Mitsubishi Outlander Honda HR-V -3
15 Jeep Compass Mitsubihi ASX -2

 

Mais do que as trocas de posição, o que mais chamou atenção no estudo que pedimos ao site Mercado Livre foi a diferença no crescimento das buscas de cada carro. Percentualmente, os 10 SUVs que mais cresceram foram os seguintes, pela ordem: Jeep Compass (295%), Fiat Freemont (29%), Toyota SW4 (28%), Hyundai ix35 (26%), Volkswagen Tiguan (26%), Mitsubishi ASX (26%), Jeep Renegade (24%), Honda HR-V (20%), Kia Sportage (20%) e Mitsubishi Outlander (19%).

Outros modelos                                                                 

Em relação aos novos hatchbacks (Renault Kwid, Fiat Argo e Volkswagen Polo) perante o campeão brasileiro de vendas (Chevrolet Onix), o Mercado Livre fez uma apuração comparativa dos meses de outubro e novembro de 2017. O Argo, com 27%, teve o maior crescimento. Em seguida aparece o Polo, com 2%. O Kwid, em função de problemas que levaram à paralisação temporária de suas vendas, caiu 1%. Já o Onix recuou 8%. São números que dão margem a interpretações para o futuro do mercado brasileiro de automóveis.

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ MasterChef: Fogaça compara prato com comida de cachorro
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Baleia jubarte quase engole duas mulheres em caiaque; veja o vídeo
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel