Rimac Concept_One: o hipercarro croata de 1.088 cv

Parte da antiga Iugoslávia, a Croácia se prepara para o lançamento do seu primeiro hipercarro: o Rimac Concept_One, uma máquina elétrica com potência equivalente a 1.088 cv. A versão de produção do modelo fará a sua estreia mundial no Salão de Genebra (Suíça), em março.

Apresentado como conceito em 2011, o hipercarro tem dados técnicos que impressionam. Os quatro motores elétricos aceleram a máquina de 0 a 200 km/h em 6,2 segundos e levam o Rimac até os 355 km/h. Cada um dos propulsores está conectado a uma transmissão automatizada de duas velocidades, com embreagem simples na dianteira e dupla embreagem no par traseiro.

A tração é integral, com sistema de vetoração de torque que conta inclusive com um modo especial para drift. Para parar a máquina, discos de cerâmica nas quatro rodas, com seis pistões na dianteira e quatro na traseira, e sistema de regeneração de energia.

Já a carroceria utiliza fibra de carbono, alumínio e aço cromo-molibdênio (com resistência superior ao aço convencional) na estrutura, enquanto os painéis externos são feitos em fibra de carbono.

Na cabine, o piloto encontra revestimentos de couro, Alcantara e fibra de carbono. Além do painel digital configurável, o Concept_One terá uma central multimídia com conexão à internet via rede 4G e sistema de telemetria integrado.

Serão produzidas apenas oito unidades do Concept_One.

Veja também

+ Fiat faz desconto em toda a linha; preço do Toro cai R$ 32 mil
+ Acesso de fúria de macaco deixa um homem morto e 250 pessoas feridas na Índia
+ Risco de casos graves de Covid é 45% maior em pessoas com sangue do tipo A, segundo pesquisadores europeus,
+ Aprenda a fazer o brigadeiro de paçoca de Ana Maria Braga