O rodízio de veículos da cidade de São Paulo estará suspenso nesta quinta-feira, 25, feriado de aniversário do município.

Na sexta-feira, 26, a medida também não vigora para automóveis, devido a redução de circulação de veículos no feriado prolongado.

+ IPVA fica 4%, em média, mais barato em SP para 2024
+ É possível pagar multa, licenciamento e transferência via Pix em SP; veja como

Como funciona o rodízio?

Vale lembrar que o rodízio restringe a circulação de veículos de passeio, de acordo com o final da placa, no anel viário da cidade nos seguintes períodos: das 7h às 10h; e das 17h às 20h.

A tabela funciona da seguinte forma: durante as segundas não podem circular veículos com finais de placa 1 e 2. Já nas terças, 3 e 4. Nas quartas, são 5 e 6; nas quintas, 7 e 8; e nas sextas, 9 e 0.

Com ele, ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Multa

Quem transitar em locais e horários não permitidos está sujeito a multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista. A infração é considerada de nível médio.

Demais restrições na cidade durante o feriadão

No entanto, as demais restrições existentes na capital paulista serão mantidas na sexta-feira, 26:

• Rodízio de veículos pesados (caminhões);
• Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
• Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Ônibus gratuitos

Na quinta-feira (25) e no domingo (28) haverá passagem gratuita para os ônibus municipais.

Para quem tem o Bilhete Único, a tarifa não será cobrada no validador. Mas para quem não tiver, o cobrador ou o motorista irá liberar a passagem pela catraca.