O transporte rodoviário que cruza de leste a oeste a Suécia, entre as cidades de Gotemburgo e Södertälje, agora pode ser feito de ponta a ponta com caminhões elétricos. Uma parceria entre a Scania e seu braço logístico Lots Group e a multinacional de rolamentos SKF promoveu a reestruturação da rota, com instalação de pontos de abastecimento, para sustentar o transporte dos produtos da SKF com caminhões elétricos.

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A parceria envolve ainda outra empresa logística, a Ahréns Åkeri, para garantir que caminhões não rodem sem carga no trecho de retorno, otimizando a quilometragem anual do veículo operando em capacidade plena para 85%. As empresas afirmam que a expectativa é reduzir em 97% as emissões de CO2. A rota completa, ida e volta, soma 951 quilômetros.

“A parceria entre a Lots, a Scania e a SKF demonstra que a eletrificação é viável mesmo para a logística de longa distância, com operações em larga escala planejadas. Nosso objetivo é que esse projeto se torne uma referência para futuras soluções logísticas na Europa”, diz em comunicado o diretor-executivo da Lots Group na Europa, Johan Palmqvist. “As mercadorias da SKF serão transportadas em um sentido, enquanto as da Scania seguem no sentido oposto, otimizando o uso dos veículos e minimizando viagens sem carga”, explica.

As empresas envolvidas no projeto calculam um total de 221 mil km percorridos ao ano, com 298 toneladas de emissões de CO2 evitadas. “Isso é equivalente às emissões anuais de 210 carros de passeio”, apontam as empresas envolvidas.

A implementação de caminhões elétricos ocorrerá em etapas, com verificação de fluxo neste início de 2025 e operações em escala total planejadas para o final do ano. Durante esse período de implementação serão avaliados desempenhos, por exemplo, sobre consumo de energia e modelos de precificação de eletricidade.