EMISSÃO DE CO2 n/d g/km SEM DADOS

VOLVO S60 T6 R$ 169.900 SUGERIDO

A Volvo tem uma meta revolucionária para a indústria automobilística. Até o ano de 2020, ninguém mais vai morrer ou car gravemente ferido em acidentes com um automóvel da marca. Há décadas se dedicando à segurança, a montadora dá mais um passo rumo à realização de seu objetivo com o lançamento do novo S60. O mais novo carro da marca no Brasil, além de ter todos os atributos de um sedã de luxo, incluindo desempenho e beleza, tem um número enorme de aparatos de segurança ativa e passiva. O destaque é o Pedestrian Detection (Detector de Pedestre), uma evolução do City Safety.

Lançado em 2008, o sistema freia automaticamente o carro para evitar uma colisão iminente com um outro veículo, mesmo que o motorista não tenha percebido o perigo. Agora, ele passa a ter também a função de evitar atropelamentos. Quando identifica uma pessoa passando na frente do carro, o sistema avisa o piloto com sinais sonoros e luzes. Caso não haja reação do motorista, ele aciona o freio com a máxima potência. Até 35 km/h, o carro consegue evitar o acidente. De 35 km/h a 80 km/h, ele minimiza o impacto e, acima disso, não há nenhuma interferência, a não ser das luzes espias. O sistema pode ser desligado por meio de um botão. Opcionalmente, câmeras reproduzem, na central multimídia, as imagens dos ângulos laterais da dianteira do carro.

Em breve, chegam as versões mais acessíveis: o S60 T4 com motor 1.6 e o T5 com propulsor 2.0

O S60 cou mais agressivo e belo sem perder a classe. Por dentro, o console central “ utuante”, marca da Volvo, e uma in nidade de itens de conforto e segurança, como partida sem chave, navegação por GPS e o sistema On Call, que auxilia o motorista à distância em panes e acidentes (detalhe na foto abaixo)

Testei a novidade durante o lançamento do modelo, na cidade de Itupeva (SP). A cobaia era um boneco in ável. A ordem do técnico foi para que eu mirasse no “homenzinho de plástico” e mantivesse os 35 km/h. Ao identi car a aproximação rápida, o carro emitiu um sinal sonoro e acendeu uma luz laranja re etida no para-brisa. Percebendo que eu não iria diminuir a velocidade, o sedã tomou o controle da situação e freiou sozinho. O mesmo aconteceu com uma barreira colocada na pista para que pudéssemos provar a e ciência do detector de obstáculos. É um exercício de con ança. Na primeira vez, foi difícil acreditar que, embora eu continuasse acelerando, o automóvel iria cortar a aceleração e freiar completamente.

Outra novidade de segurança do S60 é o serviço On Call, que, aliás, equipa toda a linha 2011 no Brasil. Trata-se de um sistema de comunicação via satélite. O equipamento envia informações de freadas bruscas e utilização dos sistemas de segurança em tempo real. Ao entender que o motorista se acidentou, a central liga para o carro através de um chip de celular instalado no veículo. Se não houver resposta, ela aciona automaticamente o socorro médico. E também oferece assistência em pane elétrica, pneu furado ou furto.

Apesar da preocupação com os ocupantes, o S60 T6 ainda oferece diversão. “As pessoas têm que sentir emoção, mas sem se preocupar com a segurança, como em uma montanharussa”, a rmou Anders Norinder, presidente da Volvo para a América Latina. De nido pela própria marca como “sedã atrevido”, o S60 traz um potente 3.0 seis cilindros turbo com injeção direta e 304 cv, câmbio automático de seis marchas e tração integral.

Para o conforto, piloto automático adaptativo, que permite ajustar a distância do veículo da frente, detector de ponto cego, que alerta com uma luz no retrovisor quando há carros na faixa vizinha, direção elétrica, freio de mão eletrônico, partida por botão, câmera de estacionamento, sistema de navegação GPS, teto solar, controle de tração e estabilidade e faróis bixenônio direcionais.

O S60 chega no País com preço sugerido de R$ 169.900, um valor bastante atraente para um sedã com tantos recursos.

Volvo S60 T6

MOTOR seis cilindros em linha, 3.0, 24V, comando de válvulas variável, turbo, injeção direta de combustível TRANSMISSÃO automática sequencial, seis marchas, tração integral DIMENSÕES comp.: 4,63 m larg.:1,86 m alt.: 1,48 m ENTRE-EIXOS 2,77 m PORTA-MALAS 380 litros PNEUS não disponível PESO 1.680 kg • GASOLINA POTÊNCIA 304 cv a 5.600 rpm TORQUE 44,9 kgfm de 2.100 a 4.200 rpm VELOCIDADE MÁXIMA 250 km/h (limitada eletronicamente) 0 100 km/h 6,5 segundos CONSUMO não disponível CONSUMO REAL não disponível