A Nova Montana chegará ao nosso mercado em fevereiro do próximo ano, sendo ofertada nas versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). Com a missão de atrair os clientes de Fiat Toro e Renault Oroch, a terceira geração do utilitário da Chevrolet, terá uma condução de SUV, assim como uma cabine dupla espaçosa para receber até cinco ocupantes.

O design exterior segue a tendência dos modelos Blazer e Trailblazer à venda lá fora, com destaque na Nova Montana para os conjuntos ópticos Full LED, o desenho da grade frontal e os detalhes em cromo-escurecido na topo Premier. Atrás, as lanternas horizontais escondem um easter-egg no arranjo interno e elas são conectadas por uma régua horizontal.

A capacidade da caçamba é um fator decisivo de compra no segmentos de picapes e a da Nova Montana tem capacidade volumétrica de 874 litros e de carga de aproximadamente 600 kg. A tampa pode ser aberta/fechada apenas com uma mão graças a leveza do sistema de amortecimento. 

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O compartimento traz oito ganchos de fixação, dois pontos de iluminação e o para-choque traseiro funcional ajuda no processo de carregamento – antigamente, a Montana tinha um degrau na lateral nos modelos de primeira e de segunda geração. O conceito “Multi-Flex” foi pensado para o espaço funcionar como um grande porta-malas e mais de 20 acessórios foram projetadas para facilitar o transporte de cargas/objetos.

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Base do Tracker

A Nova Chevrolet Montana adota a plataforma do Tracker atribuindo um porte semelhante ao do Renault Oroch (4,719 m de comprimento, 1,821 m de largura, 1,695 m de altura, com 2,829 m de entre-eixos).

Uma vez dentro, a posição de dirigir é auxiliada pelos bancos vindos do Tracker e houve uma atenção especial aos materiais empregados no acabamento, sendo alguns deles melhores que os encontrados no SUV.

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Em ergonomia, há coluna ajustável em altura/profundidade, comandos bem localizados à mão e multimídia de 8” integrado ao quadro de instrumentos. Aliás, a Nova Montana estreia esse conceito no Brasil. E quem viaja atrás encontra um bom espaço para as pernas/joelhos, enquanto o encosto possui uma inclinação na medida certa, além de duas entradas USB disponíveis.

Entre os itens de série, a Nova Montana inclui ar-condicionado digital, alerta de pontos cegos, carregador de smartphone por indução, entrada/partida sem chave, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensores de estacionamento/câmera de ré, serviço de concierge OnStar e Wi-Fi “nativo”, para citar.

Propulsor 1.2 Turbo

Sob o capô, a Nova Montana emprega o 1.2 turbinado do Tracker Premier conectado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Estão disponíveis 133 cv de potência e 209,86 Nm (21,4 kgfm) de torque ao passo que o peso da picape é próximo de 1.200 kg.

A unidade recebeu uma calibração específica e as médias com gasolina são de 11,1 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada). Indo com etanol aparecem 7,7 km/l e 9,3 km/l, na ordem.

A tração é 4×2 no eixo dianteiro – a Fiat Toro traz o 4×4 nas configurações Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, todas equipadas com o 2.0 turbodiesel e caixa automática de nove velocidades.

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A direção assistida eletricamente também recebeu uma programação exclusiva, enquanto os tambores traseiros são maiores dos empregados no Tracker. Já as suspensões foram projetadas para aguentar a carga na caçamba, mas sem descuidar de transmitir uma condução de utilitário esportivo – o contato com o solo é mérito dos pneus Michelin Primacy 4 de medidas 215/55 e as rodas de 17” são presas por cinco parafusos. 

Em breve iremos avaliar a Nova Chevrolet Montana. E fique ligado no site da Motor Show para conhecer as nossas primeiras impressões.

 

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