01/04/2008 - 0:00
Se os americanos no Salão de Detroit já mostravam claramente sua preocupação com o meio ambiente, em Genebra, na Suíça, essa preocupação virou uma obsessão: parece que todos os expositores combinaram que o tema central do Salão seria o meio ambiente. Finalmente. Só para que se tenha uma idéia, todo fabricante, quando apresentava ao lado do carro sua ficha descritiva, destacava a massa de CO2 que o carro expelia pelo escapamento a cada quilômetro rodado. Aqueles que emitiam menos de 100 g de CO2 por quilômetro enalteciam essa qualidade de seu produto, classificando o veículo como um carro “limpo”. Para resultados tão otimistas, não faltaram híbridos (tecnologia que une um motor de combustão com um gerador elétrico que abastece baterias que alimentam o motor elétrico que move o veículo), propulsão com hidrogênio e os exclusivamente elétricos, os veículos que não emitem CO2. Uma enxurrada de pequenos fabricantes europeus de veículos esportivos ou personalizados de altíssima tecnologia e com preços igualmente salgados inundavam o salão dos suíços. Um dos estandes mais visitados pela imprensa mundial foi o da indiana Tata. Todos queriam ver de perto, ao vivo e a cores o Nano, a proposta indiana de um carro de US$ 2.500. Até os dirigentes da indústria automobilística européia quiseram ver de perto o fenômeno indiano, e dele tirar algumas lições.
Esse novo Fiesta, mostrado nas versões de duas e quatro portas, já será comercializado no mercado europeu ainda este ano. Incorporando a nova tendência “kinetic’ de design da Ford mundial, pode-se afirmar que eles substituirão nosso Fiesta no segundo semestre de 2009
Audi A4
Avant
A versão perua do novo A4 (ainda não lançado no Brasil) foi apresentada em Genebra. Sem novidades com relação ao sedã, a perua mostrou um “ar” de perua BMW série 3. Bonita e atraente, apresentou um ótimo refino e muito bom gosto na composição de seu interior, cômodo e confortável
Hyundai i-Mode Concept
O Hyundai i-Mode foi um concept interessante apresentado pela marca coreana. Além da excelente ergonomia proporcionada aos quatro ocupantes do conceito, seu minúsculo motor de três cilindros (800 cm3), designado TCI, produz bons 98 cv e funciona a gasolina ou gás, com a excelente marca de expelir apenas 65 g de CO2/km
Peugeot 308 GT e 308 SW
A grande novidade do estande da francesa Peugeot foi a apresentação da versão perua da nova gama 308. Destaque às linhas ousadas da nova station. Além disso, a versão GT do 308 atraiu as atenções: motor 1.6 turbo de 175 cv
BMW X6
O X6 tem linhas ousadas para um SUV. Ele é, na realidade, um SUV com aspecto de cupê. Sua base mecânica e plataforma são as mesmas do vitorioso X5. Apresentado em Frankfurt como concept, evoluiu rápido para modelo de linha, e neste ano já estará disponível no mercado europeu e brasileiro
Toyota IQ
O carrinho já nasceu com o título de amigo da natureza, emitindo menos que 100 g de CO2/km com seus dois motores a gasolina e um diesel. Apesar de curto, é largo (leva três pessoas) e entrará em produção no final de 2008 na Europa
Maserati Granturismo SE
O modelo já consagrado da marca italiana surge em Genebra em uma versão S equipada com motor V-8 de 440 cv contra os 402 cv da versão normal. Com mais potência, o GT-S recebeu novos freios Brembo e rodas diferenciadas do modelo normal. As novas saídas de escape garantem agressividade
Ford Kuga
O Kuga surge no mercado europeu como o grande concorrente do VW Tiguan. Estará disponível no mercado europeu ainda neste ano e poderá ser equipado com tração integral Haldex, além da tração dianteira, de série
Seat Bocanegra
A Seat surpreendeu em Genebra ao apresentar o concept Bocanegra, base do novo Seat Ibiza, que chega à Europa neste ano. Todas as dúvidas que o mercado tinha sobre o novo Ibiza foram respondidas com a apresentação desse concept
Fiat 500 Abarth
O 500 Abarth cumpre o que promete. Com um pequeno motor 1.4 Turbo que gera 135 cv, o pequeno carrinho vira um gigante quando seu motor começa a produzir os 21 kgfm de torque: acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 8 segundos e ultrapassa os 200 km/h de velocidade máxima. Uma pequena bala…
Jaguar XKR-S
A base mecânica e a plataforma são as mesmas do XKR. As grandes diferenças estão no peso mais contido e na alteração do design. O XKR-S passa a ser a versão esportiva do cupê da Jaguar. Utiliza o mesmo motor do XKR, mas pesa 40 kg a menos e tem formas também diferenciadas. Essas alterações trarão também um preço diferenciado: 20 mil euros (cerca de R$ 60 mil) mais que o XKR normal
Toyota Urban Cruiser
Foi pensado como um SUV compacto, ou seja, um veículo preparado para trafegar em condições difíceis de piso com tração integral, mantendo dimensões externas contidas. Uma proposta bem interessante. A marca pretende passar o Urban Cruiser de concept para um veículo de produção até meados de 2009
Dacia
Sandero
A Dacia, a marca romena da Renault, apresentou em Genebra sua versão de nosso conhecido Sandero. O modelo, muito semelhante ao brasileiro, sofreu pequenas alterações na grade e deverá ser sucesso europeu pelo preço interessante de venda
Infiniti FX 50
Divisão de carros de luxo da Nissan, a Infiniti aos poucos se firma no competitivo e disputado mercado europeu. Em Genebra, apresentou o FX 50, um crossover de alto luxo que teve a clara intenção de mostrar aos europeus o que a marca trará para o Velho Continente
Lancia Delta
É a tentativa da tradicional marca italiana, pertencente à Fiat, de voltar ao mercado europeu. Hoje, a Lancia comercializa praticamente todos seus produtos na Itália. Essa é a terceira geração do Delta, destacando-se por suas formas ousadas
Opel Meriva Concept
Na Europa já se fala que esse concept é a renovação da Meriva européia, idêntica àquela vendida por aqui. Se a nova Meriva não será igual ao concept apresentado, pelo menos as linhas básicas estarão presentes na nova Meriva. Resta saber apenas quando a GM modernizará nossa van
Rolls-Royce Phantom Coupé
Ainda produzido na Inglaterra, mas sob a supervisão da BMW, os Rolls- Royce são sempre marcados pela ostentação. Esse cupê (isso mesmo, ele tem apenas duas portas) transatlântico” tem painel conservador, demais para os padrões atuais
Saab 9-X Biohybrid
Mais do que um simples concept, o Saab 9-X Biohybrid é a base das linhas de um hatch médio que estará no mercado europeu brigando com o Golf e os demais do segmento no final de 2009. Será uma bela surpresa!
Hummer HX Concept
Agora com um tamanho mais compatível com as espremidas ruelas européias, o HX poderia servir aos europeus, imaginam os americanos. Mesmo assim essa espécie de minicupê do grandalhão Hummer ainda é enorme dentro do conceito de carro europeu
Citroën Berlingo e Pluriel
Aproveitando a ótima fase e o grande prestígio que as marcas francesas desfrutam na Europa, a Citroën mostrou o novo C3 Pluriel e uma renovada versão do Berlingo, seguindo as novas tendências de linha da marca. A perua C5 foi outro destaque
Volkswagen Scirocco
Um dos lançamentos mais importantes da mostra de Genebra, o Volkswagen Scirocco teve suas linhas finais mais do que acertadas pelo design. Lembrando um grande sucesso da marca lançado em 1974 também em Genebra, essa nova versão é especialmente atraente. Produzido pela fábrica da marca em Portugal, o novo VW estará à venda no segundo semestre, equipado com motores de 122 cv e 200 cv
Volvo XC60
Um outro importante lançamento da mostra suíça, o novo XC60 ganhou status de um dos produtos mais importantes da mostra. Concorrente direto do BMW X3 e VW Tiguan, a marca sueca estará disponibilizando o modelo para comercialização no segundo semestre. Poderá ser comprado nas versões com tração integral ou dianteira para quem não usa off-road
Suzuki A-Star
O A-Star é um carrinho bem simpático e concebido principalmente para as utilizações urbanas. Acomoda com relativo conforto duas pessoas e outras duas um pouco mais apertadas no banco traseiro. Na mecânica, motor 1.0 gasolina.
Mercedes CLC
Foi a primeira aparição oficial do CLC em uma mostra européia. Substituindo o Classe C Sport-coupé, o novo CLC tem um um “dedinho” brasileiro: o carro é montado na fábrica que a Mercedes tem em Juiz de Fora, MG. Começará a ser vendido na Europa a partir de junho e, por enquanto, não tem previsão de vendas por aqui
Renault Koleos
O SUV da Renault estreou nas mostras internacionais. O lançamento europeu para o mercado do SUV deverá ocorrer em junho. Será também a estréia da marca no segmento de SUV
MOTOR SHOW estava lá
Nossa parceira européia, a revista italiana Quattroruote, montou um estande no Salão de Genebra no qual exibia capas de suas principais associadas em todo o mundo. E a MOTOR SHOW estava lá, com a capa da edição de lançamento do novo Ka brasileiro – novidade para eles, uma vez que o modelo antigo ainda é vendido na Europa