A Volkswagen tem boas novidades para mostrar no 21º Salão do Automóvel de Xangai, o “Auto Shanghai 2025”. Dando continuidade na sequência de modelos da linha ID.CODE, iniciada por um conceito mostrado noutro evento em 2024, a fabricante alemã apresenta três outros projetos inéditos, todos criados em conjunto com suas joint-ventures locais: ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO, trio altamente eletrificado.

VW ID. ERA – Foto: VW/divulgação

Segundo a marca, eles “representam uma nova geração de veículos elétricos inteligentes e oferecem uma prévia da estratégia de produtos para os próximos anos”. A Volkswagen planeja lançar mais de 30 novos modelos, incluindo 20 veículos eletrificados, nos principais segmentos do mercado chinês até o final de 2027. Nessa conta já estão inclusos esses três carros-conceitos apresentados em Xangai.  

Nas versões de produção, ID. AURA, ID. ERA e ID. EVO serão equipados com sistemas baseados em Inteligência Artificial para condução autônoma. Eles poderão atingir o Nível 2++ já no próximo ano, o que significa que, em certas situações, os carros poderão dirigir sem atuação direta do motorista, como já acontece nos Tesla.  

+ Volkswagen Tera The Town vem aí: veja outros cinco carros com séries ligadas à música
+ Volkswagen T-Cross lidera entre os SUVs mais vendidos de 2025; confira lista

VW ID. AURA – Foto: VW/divulgação

“Nos próximos três anos, lançaremos mais de 20 NEVs de última geração com tecnologias voltadas para o futuro, atendendo todos os nossos diferentes públicos na China. Com a nossa estratégia ‘Na China, para a China’, vamos realizar todo o nosso potencial e demonstrar nossa força inovadora no mercado local”, destacou Stefan Mecha, CEO da marca Volkswagen na China. 

VW ID. EVO – Foto: VW/divulgação

Cada um dos três modelos apresentados tem identidades visuais e detalhes distintos. O AURA é fruto da parceria entre a chinesa FAW e a VW, e foi desenvolvido principalmente para o mercado chinês. É um sedan notchback, mais ou menos no estilo de um BYD Seal, inaugurando a plataforma modular CMP (mesmo nome da base modular de Peugeot-Citroën, porém com outro significado: Plataforma Compacta Principal). Tal base é diferenciada pela arquitetura eletrônica desenvolvida em zonas.  

VW ID. AURA – Foto: VW/divulgação

Com propulsão 100% elétrica, traz um dispositivo com operação semelhante à de um smartphone embutido no console central. Além disso, oferece um assistente com características humanas baseado em IA para controle das funções do carro e multimídia. 

O ERA é um SUV de sete lugares e três fileiras de assentos, criado junto da SAIC, outra marca parceira da VW na China. Não é 100% elétrico, já que traz um extensor de autonomia via motor a combustão (EREV, tecnologia explorada pela BMW no i3): um gerador movido a combustível líquido carrega a bateria de tração. Oficialmente, a marca fala em mais de 700 km de autonomia adicional graças ao sistema, sem contar outros 300 km de alcance puramente elétrico.  

VW ID. ERA – Foto: VW/divulgação

SUV grande com estilo mais jovem e descolado, o EVO é uma cria da Volkswagen-Anhui. Tem base numa plataforma com arquitetura elétrica/eletrônica de 800 Volts, de alto desempenho. Para ele, a marca promete “uma ampla gama de novos serviços digitais, como também expande continuamente a experiência do cliente por meio de atualizações ‘over-the-air’ em intervalos curtos”. 

VW ID. EVO – Foto: VW/divulgação