02/10/2025 - 7:00
O Salão do Automóvel de São Paulo voltará a existir agora em 2025, após um hiato de sete anos. Considerado o maior evento automotivo da América Latina, a 31ª edição ocorrerá entre os dias 22 e 30 de novembro, no Distrito Anhembi, na zona norte da capital. Serão cinco pavilhões em um total de 67 mil m², que vão esperar mais de 700 mil pessoas durante os nove dias de programação.
+Salão do Automóvel 2025: por que São Paulo ficou 7 anos sem o evento
+De SUV à picape: veja 5 lançamentos que podem dar as caras no Salão do Automóvel 2025

Ingressos para o Salão do Automóvel 2025
O primeiro lote de ingressos do Salão estará disponível para venda exclusivamente no site da organização (neste link), com valor promocional de R$ 116 (inteira para dias de semana), R$ 145 (inteira para finais de semana), R$ 58 (meia entrada para dias de semana) e R$ 72,50 (meia entrada para finais de semana). Ainda há um “Ingresso VIP” para espaços especiais do evento (entre R$ 440 e R$ 530), além do ticket que libera acesso na festa de inauguração do Salão (esse custa R$ 1 mil).

Marcas confirmadas
Até agora, são 25 marcas confirmadas no Salão do Automóvel 2025, de acordo com a empresa organizadora. São elas: BYD, Caoa, Caoa Chery, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa. Vale destacar que os estandes das marcas serão padronizados, algo que não acontecia antes.

Carros clássicos no Salão do Automóvel 2025
Mas, não só de novidades, lançamentos e marcas inéditas viverá essa edição do Salão do Automóvel de São Paulo. Isso porque ela trará também uma seção de carros clássicos e antigos com participação do Carde Arte Design Museu, que cederá um acervo com algumas raridades. Veja alguns:
VW Kombi 1960

A Kombi brilhou na primeira edição do Salão do Automóvel, lá em 1960, quando o evento acontecia no Parque do Ibirapuera. Na ocasião, foram lançadas duas novas versões do utilitário: a 6 Portas, para lotação, e a Turismo, uma espécie de motorhome da época. Nessa edição de 2025, a Kombi “Corujinha” fará novamente participação especial no Salão.

STV Uirapuru 1966

Com cerca de apenas 70 unidades produzidas, o Uirapuru é um dos mais espetaculares automóveis fora de série já fabricados no Brasil. Em 1966 ele foi apresentado pela primeira vez em versão conversível pela STV, empresa que adquiriu o projeto da Brasinca, sua idealizadora. Seu estilo, arrojado e esportivo para a época, tornou-se chamariz daquela edição do evento.

Dodge Charger R/T 1971

O sedanzão esportivo teve seu primeiro contato com o público no Salão do Automóvel de 1970, que estreava o Pavilhão do Anhembi. Com seu motor V8 5.2 litros e 215 cv, faixas laterais, rodas esportivas, carroceria coupé e grade dianteira que encobria os faróis, será presença garantida também no Salão de 2025.

VW Gol GTI 1989

Mostrado para os brasileiros pela primeira vez na edição de 1988 do evento, o Gol GTI, na sua inconfundível cor Azul Mônaco, encantou os visitantes pelo perfil esportivo e ineditismo no uso da injeção eletrônica de combustível, em substituição ao obsoleto carburador, além do sistema de ignição totalmente eletrônico. Terá um exemplar presente na edição de 2025.

Ferrari F40 1990

A exibição do superesportivo italiano no Salão do Automóvel de 1990, em área anexa ao estande da Fiat, causou alvoroço. O Brasil acabava de reabrir suas importações, e ver uma Ferrari moderna ao vivo representava a realização de um sonho para muita gente. A F40 reaparecerá no Salão de 2025, também.
