18/11/2025 - 7:00
Para um evento suspenso por sete anos e desacreditado nos bastidores, o Salão Internacional do Automóvel promete surpreender no retorno ao Anhembi com atrações relevantes, experiências inéditas e destacando personagens outrora coadjuvantes, como modelos chineses e carros clássicos. A mostra será realizada entre 22 e 30 de novembro.
Talvez justamente para conter os ânimos das marcas chinesas, praticamente todas as fabricantes tradicionais já revelaram o que exibirão no Salão. A Stellantis promete protagonismo com quatro de suas marcas apresentando modelos importantes.
No estande da Jeep, o Avenger fará a primeira aparição pública. Em setembro, a empresa anunciou que o SUV compacto – futuro rival de Renault Kardian, VW Tera e Honda WR-V – sairá do Polo Automotivo de Porto Real (RJ), unidade fabril que atualmente produz os Citroën Basalt, Aircross e C3. A outra estrela da marca será a nova geração do Cherokee, recém-lançada nos EUA. O conceito Convoy e um quarto modelo ainda secreto completam as novidades.
+Salão do Automóvel 2025 tem segundo lote de ingressos aberto. Veja preços
+Salão do Automóvel 2025: por que São Paulo ficou 7 anos sem o evento
A Ram apresentará sua primeira picape média. Baseada na plataforma da Fiat Titano, virá de Córdoba, na Argentina, a partir do início de 2026 resgatando o icônico nome Dakota, nome da picape produzida pela Chrysler (uma das marcas da Stellantis) em Campo Largo (PR) a partir de 1998 sob a marca Dodge (outra marca do grupo).
Por falar em nostalgia, a Peugeot terá o E-208 GTi, elétrico que pretende preservar o legado da marca francesa no segmento de hot hatches, onde já brilhou com os modelos 205 GTi e 206 GTi.
A Fiat confirmou as presenças do Abarth 600e Scorpionissima – SUV elétrico desenvolvido pela Stellantis Motorsport que rende 280 cv que pode romper os 100 km/h em 5,8 segundos – e de um “carro-conceito que revela o direcionamento de design que orientará o futuro da marca nos próximos anos”.
Batalhão da Kia e novos SUVs japoneses
Tradicionalmente discreta no mercado nacional, a Kia terá uma enxurrada de novidades no Salão de São Paulo: além dos renovados Sportage, Stonic e Sorento, a sul-coreana levará ao evento os inéditos Tasman (picape), K4 (hatch e sedã), EV3 (SUV) e PV5 (minivan).
Toyota e Honda apresentarão Yaris Cross e WR-V, suas respectivas apostas no segmento de utilitários esportivos compactos. O modelo da Honda já teve detalhes revelados: equipado com um motor 1.5 aspirado de 126 cv e partindo de R$ 149,9 mil, quer enfrentar tanto os subcompactos VW Tera e Renault Kardian quanto os compactos VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Outra que exibirá ao público um estreante é a Renault. Dotado de motor 1.3 turbo de até 163 cv, extensa lista de equipamentos e amplo espaço interno, o Boreal aspira desafiar a hegemonia de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass também com preços competitivos, que vão de R$ 179.990 a R$ 214.990.
Também confirmadas, Mitsubishi e Hyundai contarão com a linha atual de produtos.
Chineses e clássicos vêm com tudo
Relegadas a aventureiras em edições anteriores, as chinesas confirmarão no evento a paulatina conquista do mercado nacional com a participação de onze representantes: BYD, CAOA Changan, CAOA Chery, Denza, GAC, Geely, GWM, Jaecoo, Leapmotor, MG Motor e Omoda.
Na outra ponta do espectro automotivo estão os clássicos, valorizados no evento principalmente pelo Museu Carde, cujo espaço será marcado pela presença de dois superesportivos (Ferrari F40 e Jaguar XJ220), ícones nacionais (VW Kombi, VW Gol GTi e Dodge Dart) e até foras-de-série, como Uirapuru e Hofstetter.
Destaque também para o Dream Lounge, área exclusiva que exibirá supercarros. Entre os modelos já confirmados estão o exclusivo Rolls-Royce Cullinan Novitec Spofec.
Haverá também mais experiências, sendo a principal delas a área de 14 mil m2 destinada a test-drives. “Logo na entrada teremos uma ativação com imagens e som, para que o visitante entre já sentindo a adrenalina de estar voltando para algo grandioso”, revela Lucas Valente Pimentel, diretor de Marketing da RX, organizadora da mostra.
Lá dentro, o Salão de 2025 receberá o público – estimado em 650 mil pessoas – em estandes de 500 metros quadrados. “Isso leva o visitante a navegar de maneira mais fluida e intuitiva pelas ruas agora melhor organizadas”, explica Pimentel, que conta ainda ter observado como têm funcionado os principais salões do mundo, como Paris, e Munique, entre outros.
Às vésperas de sua abertura, o Salão Internacional do Automóvel entrou para o calendário de Eventos Estratégicos da Cidade, ao lado de espetáculos como o GP de Fórmula 1, a Virada Cultural e o Réveillon da avenida Paulista.
“Não se trata apenas da edição de 2025, mas do Salão Internacional do Automóvel como evento. Não podemos cravar como e quando, mas nossas conversas atuais já são para 2027. Na edição atual estamos validando conceitos para as próximas”, conclui Pimentel.
Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP)
De 22 a 30 de novembro
Horário: 10h até 21h (dos dias 24 a 28, abertura ao meio-dia)
Ingressos: a partir de R$ 126
Site oficial: www.salaodoautomovel.com.br
