09/10/2024 - 10:47
Depois de sete anos e muito ensaio, o Salão do Automóvel de São Paulo promete voltar em 2025. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 8, após uma reunião do presidente Lula com representantes da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Um dos motivos é que o setor automotivo nacional vive um momento melhor que o de pré-pandemia e pandemia. Além disso, as montadoras alegavam que a Covid-19 e custos adiaram o evento.
“Nos últimos meses, nós aumentamos em 60 mil novos empregos. Na cadeia do setor automobilístico, os nossos investimentos já ultrapassam R$ 130 bilhões, com potencial para aumentarmos ainda mais”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.
+ Em reunião com Lula, montadoras anunciam que Salão do Automóvel vai voltar em 2025; veja datas
+ Salão do Automóvel vai virar coisa do passado?
Para se ter uma ideia, as vendas no mercado interno subiram 14,5% no terceiro trimestre de 2024.
A produção de veículos automotores no terceiro trimestre totalizou 715 mil unidades, o que representou um salto de 19% ante o mesmo período do ano passado. Trata-se do melhor trimestre em cinco anos no que diz respeito ao nível de produção. No acumulado do ano, o crescimento da produção é de 7% sobre os primeiros nove meses de 2023.
Data
A previsão é que o Salão do Automóvel de São Paulo seja realizado de 22 de novembro a 1º de dezembro de 2025, no reformado Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Segundo a associação, a projeção é de que um milhão de pessoas participem do evento.
A tradicional feira automobilística não ocorria desde 2018. Naquele ano, ela foi realizada no São Paulo Expo, na Vila Água Funda. O último Salão do Automóvel registrou um público de 750 mil pessoas.
Formato
Ainda de acordo com a Anfavea, o foco do salão passará a ser em produtos, na experiência com test drives, em serviços e em novas tecnologias de propulsão (eletrificadas e de conectividade).
Últimas tentativas de volta do Salão
Em 2022, a própria Anfavea anunciou a volta do evento. Ele teria foco em experiência e chamado de São Paulo Motor Experience e ocorreria no Autódromo de Interlagos (mas não aconteceu).
Depois, em 2023, mais um anúncio do salão, que estava previsto para 2024 e também não houve.
A verdade é que um formato que substituiu o salão é o Festival Interlagos, que ocorre anualmente no Autódromo de Interlagos, com o formato de exibição, testes e shows.
Em entrevista ao site MOTOR SHOW, no início do ano, Marcio Saldanha, mais conhecido como Marcinho, CEO e fundador do festival, afirmou que o modelo de negócio de “salão” está ultrapassado e completou ressaltando que as montadoras procuram um novo formato no âmbito global.
“O que temos hoje no Brasil é um negócio único no mundo, que ninguém conseguiu colocar isso de pé, efetivamente, apesar de ser o sonho das marcas. Os salões do mundo inteiro vêm sofrendo com o problema do negócio feira, que está um pouco desgastado.”