A Audi apresenta três novidades para o pequeno A1 neste salão. A primeira é uma nova opção de motorização, a unidade 1.4 com dupla sobrealimentação (turbo e compressor) que gera 185 cv, avaliada por MOTOR SHOW na edição de outubro; a segunda é a tração integral (leia quadro ao lado) e a terceira é a carroceria quatro portas que você vê nessas imagens.

Na verdade, pouca coisa muda nesse A1 Sportback. Oferecido com os mesmos conjuntos mecânicos da versão duas portas, dinamicamente ele manteve o equilíbrio e a tocada esportiva. Essa versão avaliada tinha o motor 1.4 FSI de 122 cv que, apesar de mais manso, continua prazeroso, com retomadas vigorosas, aceleração de arrancar suspiro e elasticidade admirável para um motor de capacidade cúbica tão contida.

Com relação à carroceria, as medidas foram quase todas mantidas, com exceção da altura e da largura, que receberam um pequeno incremento para melhorar o acesso ao banco traseiro. Na prática, o espaço extra é quase imperceptível. A nova configuração facilitou a vida de quem vai atrás, mas isso não significa que agora esteja fácil acessar o interior do A1. As portas traseiras são bem menores que as dianteiras e o vão é pequeno para a passagem de um adulto.

A Audi aposta que a versão Sportback vai responder por 75% das vendas do modelo. Mas é difícil entender o porquê. Ter duas portas a mais é sempre bom, claro, mas nesse carro é quase dispensável. Trata-se de um automóvel urbano que 90% do tempo estará ocupado apenas pelo motorista com, no máximo, um passageiro na frente. Ao preço promocional de R$ 94.900, sai o mesmo que a versão convencional. Aí, vale a pena. Mas pelo valor cheio de R$ 99.900… nem tanto. Se estiver disposto a pagar mais, melhor pular para a versão com dupla superalimentação. Se puder pagar, é bem mais divertido.

 

 

NOVO DE CORPO E ALMA

A nova geração do Audi A3 Sportback estreia a nova plataforma MQB do grupo Volkswagen e um novo motor 1.8 com duplo sistema de injeção

Não se trata apenas de uma nova carroceria. O Audi A3 é um carro completamente novo. Primeiro fruto da plataforma MQB do grupo VW, o carro está um pouco maior (4,3 metros de comprimento e 2,636 de entre-eixos), mais leve – 90 quilos a menos – e resistente, além de trazer um pacote tecnológico apurado. Entre as tecnologias de auxílio, estão piloto automático adaptativo, que controla a distância do carro da frente, sistema que monitora o ponto cego e outros que leem placas de trânsito e as faixas de rolamento. Há sensores de cansaço do motorista e câmeras que filmam 360 graus ao redor do veículo. No caso de um risco iminente, um sistema chamado Pre Sense Basic tensiona os cintos e fecha janelas e teto (panorâmico de vidro).

Além do chassi reforçado e de uma carroceria construída com diferentes ligas metálicas, o carro tem um bom conjunto de suspensões com MacPherson na dianteira e multilink na traseira. Para o Brasil, serão dois conjuntos, um com motor 1.4 TFSI de 122 cv (o mesmo do A1) e outro com o novo 1.8 TFSI de 180 cv que une injeção direta e indireta e tem consumo médio de 18 km/l – ambos acoplados ao câmbio dupla embreagem de sete velocidades.

O Sportback começa a ser vendido aqui em junho nas versões Ambition e Ambiente. Já a versão duas portas, Sport, terá o motor 1.4 com turbo e compressor, de 185 cv.