A cada Salão do Automóvel, uma legião de fãs de carros superesportivos se acotovela diante do estande da Ferrari. O espaço cercado mantém os visitantes afastados das máquinas, mas, ainda assim, está entre os preferidos do público. Este ano, a Via Itália, representante oficial das marcas Ferrari, Maserati no Brasil, desistiu de levar seus modelos para o pavilhão de exposições. Seria um salão sem as supermáquinas italianas. Mas a Fiat se apressou em resolver o impasse e destinou parte de seu estande para os esportivos. Foi sem dúvida uma boa jogada de marketing da marca, que, sem muitas novidades, não iria ter muito como atrair o público para seu espaço.

Bem que poderia ser a novíssima F12 Berlinetta ou a FF – primeiro de Maranello com tração nas quatro rodas – mas o modelo que representará a marca do cavalo rampante é a 458 Spider (publicada na edição 346).

Essa variante conversível da 458 tem preço de R$ 1.950.000 e o grande charme está na capota rígida (dividida em duas seções) que leva só 14 segundos para ser aberta ou fechada – o mecanismo foi patenteado pela Ferrari. Segundo o fabricante, o teto é construído em alumínio e pesa 25 quilos a menos que os “convencionais” de lona. Além disso, com ele recolhido baixa o centro de gravidade em três mm e o difusor de ar atrás dos bancos diminui a turbulência no interior da cabine, permitindo aos ocupantes conversar tranquilamente mesmo estando acima dos 200 km/h.

O “cuore” é o V8 4.5, central-traseiro com injeção direta, e o câmbio é automatizado de dupla embreagem com sete marchas. As suspensões e o mapeamento do acelerador foram recalibrados e o ronco do propulsor está mais estridente. Em segurança, ainda oferece os controles de tração, de estabilidade, freios ABS de última geração, airbags…

 

UMA RECEITA EMPOLGANTE

Não será desta vez que conheceremos o Maserati GranCabrio 2013. Apesar de já apresentado lá fora, para nós foi reservada uma unidade 2012 (leia na edição 328). Trata-se do primeiro conversível de quatro lugares da marca do tridente, e as belas linhas da carroceria são assinadas pelo estúdio Pininfarina. A capota de lona leva 28 segundos para ser recolhida e fica alojada em um compartimento específico, assim, não rouba espaço do porta-malas de 173 litros. Um difusor de ar pode ser montado na parte traseira para diminuir a turbulência. Com esse acessório, sobram apenas dois lugares. A sinfonia é garantida pelo motor V8 de 4,7 litros. O câmbio automático de seis marchas tem opção de trocas manuais pelas aletas atrás do volante. Por dentro, o modelo peca por ter algumas partes não revestidas em couro e no painel de instrumentos com grafia antiquada. Mesmo assim, continua sendo um Maserati!