Quase três anos depois da estreia do Toyota Corolla 2.0, a Honda, enfim, apresenta seu Civic com motor crescido. Com ele, o sedã ganha agilidade na estrada, onde o 1.8 fraquejava. A novidade chega em fevereiro do ano que vem, já como modelo 2014 e, contra os 140 cv do 1.8, o novo motor 2.0 tem 155 cv – e o mais importante é a vantagem no torque, que melhora as retomadas. E a novidade aposenta o tanquinho de partida a frio: um sistema esquenta o etanol quando faz frio, e é o primeiro ativado assim que se destrava as portas do carro com o controle remoto da chave.

O motor 1.8 será mantido apenas na versão de entrada, LX, que passa a ser a única com o novo câmbio manual de seis marchas (uma pena, porque o casamento do novo motor 2.0 com o câmbio automático parece ter um bom potencial). Os modelos 2.0 só serão vendidos com câmbio automático. O LXL dá lugar ao novo LXR e o EXS é substituído pelo inédito EXR.

 

Mistura de conceitos

Um dos motivos da presença do chefão da Honda no salão é o Fit Twist, lançamento mundial. O projeto, simples na engenharia, representa a _ exibilização da Honda para conquistar um consumidor mais jovem e masculino para o Fit. Quando o diretor de redação da MOTOR SHOW, Douglas Mendonça, foi ao Salão de Tóquio, no ano passado, viu um protótipo do carro e deu dicas para os designers, adotadas no modelo agora lançado. Não há mudança mecânica, só visual.

Das grandes novidades da Honda no salão, o Fit Twist é a única que começa a ser vendida já. Seu preço deve ficar em cerca de R$ 55 mil, com o câmbio manual, e R$ 58 mil, com o automático. O motor é sempre 1.5, e você ganha rodas aro 16, para-choques redesenhados e uma série de apliques, frisos e penduricalhos para garantir o visual jovem – um misto de aventureiro e esportivo.