Foi um encontro bem rápido: um curto test drive poucos dias antes da abertura do salão. Mesmo assim, o Hyundai i30 surpreendeu. Com linhas fluidas e marcantes, a carroceria cresceu um pouco, mas o entre-eixos mantevese inalterado. Mas o que empolga mesmo no hatch médio coreano é o bom acabamento interno e a lista de equipamentos bastante completa.

O modelo vem de série com faróis de xênon, roda aro 17, sensor de chuva e crepuscular, abertura por presença, partida por botão, freio de estacionamento elétrico, bancos de couro, volante com assistência em três níveis, kit multimídia, ar digital bizone com saídas na traseira, sistema de desembaçamento automático (um sensor compara a temperatura interna e externa e, antes que haja a condensação, aciona o ar), câmera de ré, além de airbags frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. De opcional, só o teto solar.

O motor 1.6 _ ex DOHC de 128 cv não garante um desempenho brilhante – e nisso essa geração piorou – , sofre um pouco nas retomadas, mas trabalha bem com o câmbio automático de seis marchas, que garante trocas suaves, apesar de não tão rápidas. Usando a alavanca para as passagens manuais (não há borboletas), você tira mais proveito do conjunto.

Esse novo i30 tem tudo para continuar brigando pela liderança, principalmente porque os preços não terão grandes alterações.

 

Elegante Familiar

Talvez ele não consiga o mesmo sucesso do ix35, mas a nova geração do Santa Fe se tornou um automóvel inegavelmente mais atraente. Não chegou a mudar seu nome para ix45, como alguns meios internacionais de imprensa haviam especulado, mas está bem mudado, crescido e sofisticado. As proporções se alteraram, deixando a carroceria mais baixa e larga, com uma pegada muito mais de um crossover que de um SUV.

Internamente, o carro garante altura elevada para o motorista e boa visibilidade, exceto no ângulo de três quartos de traseira, prejudicado pelo desenho do vidro. O carro conta com uma série de itens de conforto e, em tecnologia, oferece controle de velocidade em descida e bloqueio do diferencial central como destaques.

O motor continua o mesmo V6 de 3,5 litros com câmbio automático sequencial, mas seu comportamento dinâmico está mais firme na estrada, o que tornou no carro menos cansativo em viagens.